OFERTA FORMATIVA

Ref. 134T1 Inscrições abertas até 16-09-2021

Registo de acreditação: Registo 134 CD nº ____________

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 22-09-2021

Fim: 22-09-2021

Regime: Presencial

Local: ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO DE DEUS

Formador

Afonso Bahia Nogueira

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 110, 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 260, 620.

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Ria Formosa/Clube de Rugby Universitário do Algarve / Linking Opportunities - Associação

Razões

O World Rugby está a disseminar o projeto Get into Rugby pelo mundo, naturalmente que Portugal não é excepção. Este projeto, na sua essência, tem vindo a ser dinamizado por vários agentes do rugby no território nacional através de ações de formação, convívios, torneios, inter-turmas, inter-escolas, e demonstrações de rugby nas escolas. O Clube de Rugby Universitário do Algarve está ativamente envolvido na disseminação do Tag Rugby como uma forma divertida, segura, agradável, pedagógica e sem contacto. Sendo apropriado para jogadores de todos os géneros, todas as idades, características e habilidades.

Conteúdos

Ensino do Jogo através de Formas Jogadas Princípios do Jogo e Estratégias de ensino

Anexo

acd-programa_temático_lLb7uYk.docx


INSCREVER-ME

Ref. 121T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-104791/19

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 20-09-2021

Fim: 13-10-2021

Regime: e-learning

Local: None

Formador

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Ria Formosa

Razões

O projeto SeguraNet (DGE) visa promover a Cidadania Digital, em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, referenciais e estratégias em vigor. O impacto das tecnologias na forma como acedemos à informação e conhecimento, como aprendemos e comunicamos é enorme, estando a Escola em posição privilegiada para consciencializar os jovens para a sua utilização segura, ética e responsável. É premente a sua atuação em questões ligadas à utilização da internet e tecnologias digitais que podem conduzir a comportamentos de risco. Assim, pela dinâmica, colaboração e transversalidade das suas funções, há que dotar os docentes de recursos e competências adequadas para a abordagem a estes temas nas atividades que desenvolvem.

Objetivos

No sentido de informar, sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para os desafios e riscos que as tecnologias e ambientes digitais apresentam, pretende-se promover a dinamização de diversos projetos e iniciativas nas escolas que proporcionem momentos de reflexão acerca das temáticas abordadas no curso. Pelas funções que desempenham, os professores destinatários da ação contactam com uma grande diversidade de contextos e conhecem os desafios relativamente à utilização das tecnologias com que as suas escolas lidam. Pretende-se que os professores reflitam sobre estas temáticas e que colaborativamente desenvolvam e implementem projetos contextualizados nas suas escolas, que promovam a Cidadania Digital e a Segurança Online.

Conteúdos

O curso encontra-se organizado em 4 módulos. Módulo 1: Iniciativas da rede Insafe e do projeto SeguraNet. Linhas de apoio (Linha Alerta e Linha Internet Segura). Módulo 2: Consciencialização sobre a utilização das tecnologias digitais e da internet pelos alunos. Reflexão sobre os desafios e riscos que as tecnologias digitais apresentam em meio escolar, em especial os dispositivos móveis e internet. Módulo 3: Atividades de promoção da Literacia Digital e Segurança na Internet na biblioteca escolar e na disciplina de cidadania e desenvolvimento. Identidade, privacidade e pegada digital. Módulo 4: Sensibilização da comunidade educativa para a Cidadania Digital - projetos no âmbito da segurança digital nas escolas.

Metodologias

O curso desenvolver-se-á no regime presencial com um total de 15 horas. Serão apresentadas e debatidas as várias temáticas no âmbito da cidadania digital. Ao longo das sessões serão exploradas diversas problemáticas que envolverão atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos. Após contacto com os diferentes recursos, plataformas e projetos que abordam as diferentes temáticas no âmbito da cidadania digital, os formandos deverão desenvolver recursos digitais e/ou um plano de intervenção passível de implementar junto da comunidade educativa, adequado ao seu contexto, mobilizando para o efeito o conhecimento adquirido nesta temática. Na última sessão os formandos deverão apresentar os recursos/planos desenvolvidos, proporcionando-se assim espaço para a partilha e reflexão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Carvalho, Ana (2013). Aprender através dos recursos online. Rede Bibliotecas Escolares. Retirado de: http://rbe.mec.pt/np4/973.html SeguraNet – Navegar em Segurança. Disponível em: http://www.seguranet.pt Rede europeia de Centros Internet Segura – Insafe. Disponível em: https://youth.betterinternetforkids.eu/web/portal/home Centro Internet Segura. Disponível em: http://www.internetsegura.pt Positive Digital Content for Kids. Experts reveal their secrets. Edited by Remco Pipers & Nicole van Den bosch. Poscon & Mijin Kind Online (2014). Retirado de: http://mijnkindonline.nl/sites/default/files/uploads/Positive-ditital-content-for-kids.pdf

Anexo

CCPFC_-_Gestão_de_Processos.pdf

Observações

1ª sessão- 20/9 2ª sessão - 22/9 3ª sessão - 29/09 4ª sessão- 6/10 5ª sessão- 13/10 das 16h30 às 19h30


Ref. 94T7 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109826/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 10-09-2021

Fim: 23-10-2021

Regime: e-learning

Local: Presencial

Formador

Vítor Filipe Neto Guerreiro

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 360, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, 620, 910, 920, 930, TEC.ESP.. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Ria Formosa/(DGE

Razões

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o DigCompEdu com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME

Anexo

20210405111102802.pdf

Observações

DECORRERÁ NA ESCOLA SANTO ANTÓNIO EM FARO

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 10-09-2021 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 14-09-2021 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 17-09-2021 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 24-09-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 01-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 08-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 15-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 29-10-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona

Ref. 94T6 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109826/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 09-09-2021

Fim: 23-10-2021

Regime: e-learning

Local: Escola Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Formador

Vítor Filipe Neto Guerreiro

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 360, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, 620, 910, 920, 930, TEC.ESP.. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Ria Formosa/(DGE

Razões

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o DigCompEdu com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME

Anexo

20210405111102802.pdf

Observações

DECORERRÁ NA ESCOLA FRANCISCO FERNANDES LOPES EM OLHÃO

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 09-09-2021 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 13-09-2021 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 15-09-2021 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 23-09-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 30-09-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 07-10-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 14-10-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 28-10-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona

Ref. 122T1 Em avaliação

Registo de acreditação: Registo 122

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 09-09-2021

Fim: 09-09-2021

Regime: e-learning

Local: ZOOM

Formador

Maria Adelaide Pontes Franco

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO RIA FORMOSA

Objetivos

Pretendemos: -potenciar a necessidade dos Agrupamentos revisitarem os seus Projetos Educativos - pensar com uma chave de leitura  transformadora; - criar a necessidade de reescrever a mudança nos ambientes de ensino-aprendizagem –avaliação; - contribuir para o entendimento dos grandes desafios do sistema bem como comprender a resistência à mudança -reflectir sobre a Formação intregrada nos planos para a Gestão da mudança

Anexo

Dra_Adelaide_Franco.pptx

Observações

Os docentes e as docentes que participam nesta sessão serão designados pelas Direções dos respetivos Agrupamentos


Ref. 141T1 Concluída

Registo de acreditação: Registo 141 CD nº ____________

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 16-09-2021

Fim: 16-09-2021

Regime: Presencial

Local: ZOOM

Formador

Helena Sofia Machado dos Santos

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO RIA FORMOSA/ AGRUPAMENTO TOMÁS CABREIRA

Razões

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos. A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. Ou seja, a avaliação deve acompanhar todas as práticas pedagógicas e, em particular, os processos de ensino para que estes possam ser contínua e sistematicamente regulados e melhorados. (Fernandes, 2019c). Tendo em conta as necessidades e interesse revelados pelo docentes do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, no âmbito na avaliação pedagógica e de modo a dar continuidade à implementação do Projeto de Intervenção, elaborado no âmbito do Projeto MAIA, e do Sistema de Avaliação e Classificação, foi organizada uma ACD sobre a temática em questão.

Conteúdos

Conteúdos da ação: - Natureza, fundamentos e princípios da avaliação pedagógica; - Avaliação formativa e avaliação sumativa; - Feedback e recolha de dados; - Critérios de avaliação e de classificação; - Princípios orientadores de avaliação e de classificação do AETC.

Anexo

Programa_Tematico_ACD_Criterios_e_Principios_Orientadores_da_Avaliacao_i9Ff31N.docx