Início
(current)
Instituição
Oferta Formativa
Documentos
Legislação
Financiamento
Iniciar sessão
Criar conta
Início
Documentos
DOCUMENTOS
Newsletter do Centro de Formação Ria Formosa
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
setembro
outubro
novembro
dezembro
janeiro 2023
fevereiro 2023
marco 2023
abril 2023
maio de 2023
Junho 2023
julho 2023
setembro 2023
Avaliação Desempenho Docente
MECANISMOS DE ACELERAÇÃO DE PROGRESSÃO NA CARREIRA DECRETO-LEI N.º 74/2023, DE 25 DE AGOSTO
FAQs MECANISMOS DE ACELERAÇÃO DE PROGRESSÃO NA CARREIRA DECRETO-LEI N.º 74/2023, DE 25 DE AGOSTO
DOCUMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES DE PRÉ-OBSERVAÇÃO - PLANO DE AULA
NOTA INFORMATIVA PROCEDIMENTOS DE REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA - 2022 PORTARIA N.º 119/2018, DE 4 DE MAIO
PERGUNTAS FREQUENTES PORTARIA N.º 119/2018, DE 4 DE MAIO REPOSICIONAMENTO DOS DOCENTES – 2022
CRONOGRAMA DOS PROCEDIMENTOS 2022-2023
Despacho n.º 13981/2012
Decreto Regulamentar n.º 26-2012
Despacho normativo 24-2012, que regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos
Descritores de apoio ao Guião de observação da dimensão científica e pedagógica
Bolsa de Avaliadores Externos - Regulamento
ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Parecer do avaliador externo sobre o relatório de auto-avaliação
ATA - Articulação entr A.E. e A.I. para harmonizar o resultado final de avaliação da dimensão científica e padagógica
ANEXO I - Despacho 13981_2012
ANEXO II - Despacho 13981_2012
ANEXO III - Parâmetros científicos e pedagógicos e níveis de desempenho
Requerimento de observação de aulas
APOIO À IMPLEMENTAÇÃO PROJETO MAIA
Ebook - Avaliar para melhorar as aprendizagens
Folha - Avaliação formativa
Folha - Avaliação sumativa
Folha - Critérios de Avaliação
Texto de Apoio Critérios de Avaliação
Folha - Feedback
Folha - Rubricas
Folha - Avaliação Formativa Digital
Texto de Apoio - Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
Folha - Diversificação dos processos de avaliação - fundamentos
Folha - Diversificação dos processos de avaliação - dois exemplos
Folha - Participação dos alunos nos processos de avaliação
Relatório - Para uma Avaliação Pedagógica: dinâmicas e processos de formação no Projeto MAIA ( 2019-2020)
Folha- Avaliação Pedagógica, Classificação e notas: Perspetivas Contemporâneas
Folha - Para uma iniciação às Práticas de Classificação através das Rubricas
Folha- Aprender melhor com políticas de classificação mais transparentes e consistentes
Folha - Para uma abordagem pedagógica dos testes
Folha - Critérios de Avaliação: Questões de operacionalização
Folha- Autoavaliação
T e x t o d e A p o i o 1 Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA
T e x t o d e A p o i o 2 Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
T e x t o d e A p o i o 3 Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA
T e x t o d e A p o i o 5 Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
T e x t o d e A p o i o 6 Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais
Texto de Apoio 7 Avaliação referida a critérios: perspetivas de conceção e utilização
Avaliação Pedagógica - referencial de autoavaliação
Documentos estruturantes
Plano de formação 2018/2020
Plano de ação 2017-2018
Plano de atividades 2019/2020
Listagens ações de formação 21/22
Plano de ação 21/22
Interpretação da Avaliação da Mobilização das Aprendizagens em Contexto Profissional nas Escolas Associadas 21/22 Av. intermédia (documento de trabalho)
AÇÕES DE FORMAÇÃO Plano de ação 22/23 (DOC DE TRABALHO)
Regulamento Interno
Relatórios
Relatório de execução 2015/2016 e 2016/2017
Perspectiva das Escolas-Impacto da Formação 2017/2018
Relatório de execução de 2018-2019
Relatório de execução 2019-2020
Interpretação da Avaliação da Mobilização das Aprendizagens em Contexto Profissional nas Escolas Associadas 20/21
Carta Circular CCPFC - 1/2023 junho de 2023 - Alteração do regulamento de acreditação de formador e respetivas áreas e domínios de qualificação
Áreas e Domínios de Formação Contínua
REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE FORMADORES
Ações de curta duração - Condições de Reconhecimento
Despacho n.º 5741/2015 - Fixa o processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração
Despacho n.º 4595/2015 - Estabelece o processo de avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada
Decreto-Lei n.º 127/2015 - Competências e condições aos Centros de Formação de Associação de Escolas -
Despacho n.º779/2019 - Define as prioridades de formação contínua dos docentes
Decreto-Lei n.º 22/2014 - Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores
Despacho n.º 5418/2015 - Estabelece a correspondência entre as áreas de formação previstas no Decreto -Lei n.º 22/2014
Modelo de Acreditação de formação - modalidade Curso
Modelo de Acreditação de formação - modalidade Oficina
Progama Temático - ACD
Despacho n.º 4840/2023 - Procede à terceira alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro
PLANO DE TRANSIÇÃO DIGITAL
Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020
Sumário dos An2 das Oficinas de Formação
Nível de competências digitais
Lei 27 / 2021 - Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital
DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores
DigCompOrg - Quadro Europeu de Competência Digital para Organizações
CCPFC
Carta Circular CCPFC 1/2019 - Ajustamento de critérios de acreditação de formação contínua na dimensão científica e pedagógica
Carta Circular CCPFC 2/2019 - Ajustamento na plataforma e-processos
Carta Circular CCPFC 3/2019 - Regulamentação do despacho 779/2019
Carta Circular CCPFC 4/2019 - Esclarecimentos sobre ações de formação referentes à componente de Cidadania e Desenvolvimento
Carta Circular CCPFC 5/2019 - Esclarecimento sobre a acreditação de ações de formação relacionadas com o DL54/2018
Carta Circular CCPFC -3/2020 Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 1/2O2O
Regulamento de Modalidades de Formação
Regulamento de Acreditação de Formadores
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Promoção de Mudanças na Aprendizagem O caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
ESTUDOS E RELATÓRIOS
Relatório - Tecnologias Emergentes
Relatório de Atividades do Conselho Nacional de Educação relativo ao ano de 2022 (versão resumida)
A estratégia europeia para uma Internet melhor para as crianças (BIK+)
Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos
ÁREAS DE AÇÃO ESTRATÉGICA DAS ESCOLAS ESSENCIAIS PARA A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ÂMBITO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO
Avaliação de Aprendizagens em Instituições Educativas
Projeto-piloto Manuais Digitais recomendações/fatores críticos a ter em conta
Diversidade/ Equidade/Inclusão
Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas
Recomendação Perspetivar o futuro do Ensino Profissional
GUIA SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL : UMA ESCOLA COM FUTURO
SITUAÇÃO APÓS 3 ANOS DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM EM CURSOS PROFISSIONAIS
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PORTUGAL
Educação Literária no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Estudo sobre o ensino pós-secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal
RELATÓRIO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO
SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR OBSERVATÓRIO DE SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR: MONITORIZAÇÃO E AÇÃO
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E PROFESSORES
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E SUSTENTABILIDADE orientações para estratégias de educação ambiental através das artes
DESENHO DE UM SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL
A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania
Ebook - II Congresso Internacional - Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
Currículos de IA para a educação básica
Eliminar
×
Erro na operação
×
Não foi possível realizar a operação!
código
Eliminar
×
Erro
×
Ocorreu um erro, por favor tente mais tarde!