DOCUMENTOS

Newsletter do Centro de Formação Ria Formosa
ESTUDOS
Educação Literária no Ensino Básico e no Ensino Secundário

(...) A Educação Literária permanece, assim, contaminada por uma lógica marcadamente escolar e didático-pedagógica, em vez de se constituir como uma área de formação mais livre e autónoma dos objetivos específicos inerentes ao Português, distinguindo claramente aquilo que é o ensino disciplinar da leitura, da escrita e da história da literatura, ou seja, daquilo que é a formação de alunos leitores e a promoção de hábitos de leitura. (...)

Estudo sobre o ensino pós-secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal

(...) Em linha com a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023, o estudo possibilitará a construção de uma imagem situada da educação e formação na área temática de cibersegurança em Portugal, contribuindo para a consciencialização sobre a necessidade de alargar e reforçar as competências e os conhecimentos em cibersegurança na educação e formação de professores/as, estudantes e de diversos atores da sociedade (...).

RELATÓRIO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO

A educação é a principal prioridade da UNESCO, porque é um direito humano básico e o pilar para a paz e o desenvolvimento sustentável. A UNESCO é a agência especializada das Nações Unidas para a educação e fornece liderança mundial e regional para impulsionar o progresso, fortalecendo a resiliência e a capacidade dos sistemas nacionais de atender a todos os estudantes. A UNESCO enfrenta os desafios globais por meio da aprendizagem transformadora, com foco especial na igualdade de gênero e na África, em todas as suas ações

25 ANOS DO PROGRAMA TEIP EM PORTUGAL

Celebrar os 25 anos do programa TEIP significa comemorar o aniversário de uma política educativa contextualizada e que não ignora assimetrias sociais e económicas profundas. É fácil descrever bairros, comunidades, alunos, resultados e ser fatalmente determinista. A assunção plena da missão da escola pública como instrumento fundamental para a elevação social implica, necessariamente, a recusa do determinismo, a convicção de que todos têm direito à educação e a dispensa de ideários alegadamente meritocráticos que ignoram contextos e pontos de partida.

SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR OBSERVATÓRIO DE SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR: MONITORIZAÇÃO E AÇÃO

Na sequência da pandemia por Covid-19, este estudo pretende: 1) conhecer o panorama da saúde psicológica e bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar (do pré escolar ao 12.º ano); 2) conhecer o panorama da saúde psicológica e bem-estar dos seus docentes/educadores, como indicador geral do bem-estar do Ecossistema Escolar; 3) elaborar recomendações de intervenção promotoras da saúde psicológica e do bem-estar, com base nos resultados obtidos em função do género, grupos etários e região geográfica.

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E PROFESSORES

Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as perceções dos docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal sobre as suas necessidades formativas nos domínios da programação, robótica educativa e do pensamento computacional.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E SUSTENTABILIDADE orientações para estratégias de educação ambiental através das artes

As artes, sobretudo os artistas ativistas e artistas ecológicos, desde as artes plásticas, ao design e arquitetura têm vindo a equacionar discursos críticos sobre as escolhas que fazemos ou que são feitas por nós no que respeita aos materiais que rodeiam o nosso quotidiano. Desde o século vinte que artistas como Alberto Carneiro ou pensadores como Edgar Morin têm chamado a nossa atenção para questões eco sistémicas.