495

ENSINO E APRENDIZAGEM: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA turma T1

Apresentação

A atualização das práticas pedagógicas em ambiente de sala de aula e no trabalho a desenvolver com e pelos alunos pressupõe um conhecimento aprofundado, pelos professores, das características dos recursos disponíveis, nomeadamente os recursos digitais. Neste sentido, esta ação constitui uma oportunidade de formação que potencia a criação de condições para: i) explorar, analisar e debater das questões inerentes à implementação das novas aprendizagens essenciais da matemática no 1.º ciclo; ii) explorar diferentes plataformas e recursos que potenciem o desenvolvimento do pensamento computacional e das competências de programação; iii) explorar estratégias pedagógicas que mobilizem o pensamento computacional e a programação; iv) programar robôs.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

1. Sensibilizar para a utilização crítica e segura da internet e dos meios digitais; 2. Apoiar os professores na implementação de contextos multidisciplinares de aprendizagem com especial enfoque nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática; 3. Desenvolver atividades que requeiram a mobilização do pensamento computacional, da programação e da robótica, com recurso à metodologia de trabalho por projetos; 4. Favorecer a partilha de experiências de implementação das TIC e dos meios digitais nos diversos contextos;

Conteúdos

Aprendizagens essenciais da Matemática Pensamento Computacional Programação Robótica

Início: 28-02-2024
Fim: 13-03-2024
Acreditação: Registo 372 CD nº39 05.02.2014
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE de Montenegro - 1.ª sessão 28/02/2024 2.ª sessão 13/03/20

INSCREVER-ME