COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DIGITAIS PARA DESENVOLVER AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA LÍNGUA ESTRANGEIRA II turma T1
Apresentação
Visando uma maior e melhor integração das TIC na aula e a sua eficácia no processo de aprendizagem, é preciso reforçar as competências digitais dos professores. Esta formação está em sintonia com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e com as recomendações dos relatórios da OCDE e do CNE. Permitirá aos participantes refletir sobre a operacionalização, flexibilização e implicações das AE na área do ensino de uma língua estrangeira II, no âmbito do QECR. Ajudará a operacionalizar ações estratégicas de ensino e aprendizagem orientadas para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Destinatários
Professores dos grupos 210,320,350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 210,320,350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 210,320,350.
Objetivos
Promover a atualização de conhecimentos teóricos e a evolução de conceções e perspetivas metodológicas emergente. Aperfeiçoar competências de análise de recursos educativos e de avaliação de situações educativas. Fomentar as competências de construção de recursos educativos digitais inovadores para a mudança das práticas educativas, propondo abordagens metodológicas que potenciem a sua utilização na sala de aula. Estimular as competências de intervenção em situações educativas e inovação de práticas educativas. Favorecer competências de investigação de práticas educativas e promover culturas de colaboração profissional.
Conteúdos
Módulo 1 - Aprendizagens Essenciais Francês e Espanhol Módulo 2 Inovação pedagógica e inovação tecnológica Módulo 3 - Metodologias ativas Módulo 4 O professor desenhador de experiências/projetos
Metodologias
25 horas de trabalho conjunto presencial - Experiências e construção de saberes teórico-práticos em grande grupo. - Utilização do método expositivo e demonstrativo na apresentação dos conteúdos. - Pesquisa / Investigação para elaboração das tarefas solicitadas ao longo das sessões. - Trabalho colaborativo e em grupo.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se na assiduidade, na participação durante as sessões e no trabalho desenvolvido ao longo da mesma. - Trabalhos desenvolvidos nas sessões 60% - Participação 20% - Relatório crítico individual (escrito) 20% A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
Al Sobeay, S. (2022). Au croisement de linnovation technique et de linnovation pédagogique. Pour une approche appliquée de lapprentissage du français. Études de linguistique appliquée, 1(205), 107-123.Conselho da Europa. (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. AsaDireção-Geral de Educação. Aprendizagens Essenciais.Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288.OCDE, O. (2014). Measuring innovation in education: A new perspective. Centre for Educational Research and Innovation. OECD Publishing.
Observações
09/01/2025 – 18h -3h 16/01/2025 – 18h - 3h 23/01/2025 – 18h - 3h 06/02/2025 – 18h - 3h 13/02/2025 – 18h - 3h30 20/02/2025 – 18h - 3h30 27/02/2025 – 18h - 3h 20/03/2025 – 18h - 3h
Formador
Cristina Ferreira da Fonseca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |