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O MARKETING DIGITAL E SUAS FERRAMENTAS AO SERVIÇO DA PROMOÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR turma T1

Apresentação

O Marketing é a área da Gestão que pode ser definida enquanto responsável da organização para o desenvolvimento e criação de valor. As atividades de Marketing visam um constante aumento da notoriedade de uma organização junto dos seus stakeholders. As atividades de Marketing estão relacionadas com o desenvolvimento de produtos ou serviços, estabelecimento de posição no setor e planeamento de comunicação, entre outros. É neste contexto que as organizações conseguem assegurar o seu crescimento e desenvolvimento sustentável. A Biblioteca Escolar é um espaço de enorme relevância para os alunos, professores, comunidade educativa. Como tal, a promoção dos seus produtos e serviços requer uma abordagem aproximada à realidade comercial, de modo a incentivar à utilização dos seus serviços. Deste modo, esta formação centrar-se-á na utilização de conceitos relacionados com o Marketing Digital, aplicando-os às Bibliotecas Escolares, de modo a melhor fazer a sua promoção, Marketing e Advocay.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

1. Criar condições para o desenvolvimento de competências do professor bibliotecário/docentes/educadores face aos desafios que as Bibliotecas Escolares enfrentam; 2. Dotar os formandos de um portfólio de conceitos e de conhecimentos teóricos e técnicos que suportem e validem as ações que vão desenvolver; 3. Proporcionar uma visão sobre a missão e objetivos da BE no contexto do marketing digital; 4. Desenvolver as Bibliotecas Escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/melhoria da sua presença nas redes sociais e das suas propostas de valor; 5. Melhorar o serviço prestado pelas Bibliotecas Escolares; 6. Partilhar de conhecimentos e experiências de trabalho bem-sucedido, na temática da formação, entre formandos.

Conteúdos

1 - O(s) mundo(s) da(s) biblioteca(s) escolar(es). (3 horas presenciais): 1.1.O valor da biblioteca na escola/agrupamento; a gestão de recursos, Valores e comunidade O impacto transformativo das bibliotecas e dos bibliotecários. Valores associados às bibliotecas; 1.2. Definições e conceitos: Marketing, promoção, advocacy, … parcerias estratégicas Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 2 – O marketing de influência (3 horas assíncronas) O que é o marketing de influência? O que é um influenciador? Caraterísticas de um influenciador. Estratégias de atração. Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 3- Ser digital: como criar uma presença em linha marcante? (1 hora síncrona) 4. Identidade, credibilidade, a criação de conteúdos: storytelling, autenticidade, partilha, planeamento, a gestão do tempo. Elementos indispensáveis para a construção de uma história (2horas assíncronas). Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 5 - Estratégias de comunicação e definição de conteúdos para as Redes Sociais (3 horas assíncronas) Características de uma perspetiva estratégica em advocacy; A importância de se identificarem mensagens chave e enquadrar a narrativa; Que conteúdos criar e/ou privilegiar? A criação de uma marca, Redação de mensagens chave, Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 6 - Ferramentas de Marketing Digital I – O Facebook (1 hora síncrona). Características da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. 7 - Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE (2 horas assíncronas) 8 - Ferramentas de Marketing Digital II – O Instagram (3 horas assíncronas). Características da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 9 - Ferramentas de Marketing Digital III – O Youtube (3 horas presenciais) Características da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 10 – Avaliação dos serviços digitais da Biblioteca (2 horas assíncronas): Análise das métricas. As estatísticas, os públicos, a segmentação da audiência, a eficácia da publicidade. Criação de um plano de medição/avaliação de impacto. 11 – O plano de Marketing Digital da Biblioteca Escolar (2 horas síncronas) O que é um plano de Marketing Digital? Avaliação - Elaboração e apresentação de um plano de marketing digital para a BE para um horizonte de 2 anos, ou aprofundamento de os conteúdos abordado ao longo das sessões.

Metodologias

Este curso de formação terá formato b-learning e será desenvolvido da seguinte forma: a) Sessões presenciais: 1ª sessão (3h00) ; 9ª sessão (3h00): total 6 horas. b) Sessão em formato online síncronas: 3ª sessão (1h00); 6ª sessão (1h00); 11ª sessão (2h00): Total 4 horas; c) Sessões em formato online assíncronas: 2ª sessão (3h00) , 4ª sessão (2h00), 5ª sessão (3h00) , 7ª sessão (2h00), 8ª sessão (3h00), 10ª sessão (2h00): total 15 horas. As sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada tópico será disponibilizada documentação e bibliografia específica. Os formandos poderão trabalhar individualmente ou em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento. Cada sessão terminará com a contextualização e aplicação das temáticas ao contexto das Bibliotecas Escolares. As sessões online síncronas através da Plataforma zoom e as assíncronas serão realizadas através da Plataforma Moodle.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e com os critérios definidos pela DGE. Estão previstos momentos de avaliação contínua em cada sessão e foi concebido um momento de avaliação individual, escrito, que terá como temática a “Elaboração de um plano de marketing Digital para a biblioteca escolar.” ou, em alternativa, o desenvolvimento aprofundado de um dos tópicos de uma sessão. Após o término do curso, os formandos deverão apresentar um trabalho individual de reflexão crítica.

Bibliografia

AFONSO, Carolina e ALVAREZ, Sandra (2020). Ser digital como criar uma presença online marcante. 1ª edição . Alfragide. Casa das letrasCIALDINI, Robert B. (2015). Influência a psicologia da persuasão.2ª Edição. Lisboa: Sinais de fogo;MACARTHY, Andrew (2019). 500 dicas de marketing nas redes sociais. 1ª Edição. Queluz de Baixo: Editorial presençaNOVAIS DE PAULA, André et all (2019). Marketing Digital para empresas. 2ª edição. Lisboa: Perfil CriativoRAPOSO, Miguel (2020). Profissão:#influencer. 1ª edição. Lisboa: Manuscrito Editora

Formador

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Início: 20-02-2024
Fim: 04-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122147/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: sessões presenciais no Auditório da Escola Sto António