606

PRÁTICAS DE ATUAÇÃO em SUPORTE BÁSICO DE VIDA e PRIMEIROS SOCORROS turma T2

Apresentação

Uma escola inclusiva exige que todos sejam capazes de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar nas atividades educativas e não educativas. Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, saúde e bem estar, são conceitos-chave. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade, contudo garantir o socorro e o bem estar em situações de emergência não deixa de ser fulcral no processo educativo e evolutivo dos jovens. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educativo do Agrupamento onde o pessoal não docente, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, têm um papel fundamental na concretização do mesmo. Os técnicos de ação educativa têm um papel preponderante na aprendizagem, educação e desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes no seio escolar, bem como no acompanhamento e socorro em situações de emergência. Deste modo é importante que estes saibam como atuar em situações de saúde e emergência adquirindo competências que lhes permitam avaliar e desempenhar corretamente o socorro.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Compreender o conceito de primeiro socorro e adquirir competências que permitam executar corretamente o primeiro socorro; Reconhecer as qualidades do socorrista; Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência e conhecer os seus elos; Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador; Saber dar a informação adequada na chamada ao 112; Saber identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar as manobras de desobstrução; Compreender o conceito de suporte básico de vida e descrever os procedimentos corretos para executar manobras de suporte básico de vida; Saber como e quando iniciar e parar as manobras de suporte básico de vida; Saber como e quando colocar uma vítima em posição lateral de segurança

Conteúdos

Qualidades do Socorrista; Cadeia de Sobrevivência; Abordagem à vítima; Chamada 112; Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea; Primeiro Socorro; Posição Lateral de Segurança; Algoritmo de Suporte Básico de Vida (adulto e criança).

Metodologias

A metodologia a utilizar assenta em duas vertentes: teórica e prática. Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. A componente teórica utiliza o método expositivo e pretende envolver os formandos em discussão/reflexão acerca de conceitos e práticas. A componente prática é fundamental nesta ação de formação e engloba momentos de demonstração por parte dos formadores, seguindo-se a prática por parte dos formandos. A metodologia a utilizar será o método demonstrativo e ativo onde através de exercícios dinâmicos se pretende a obtenção de conhecimentos.

Avaliação

* Participação e avaliação contínua * Assiduidade * Execução prática dos exercícios

Modelo

Construção e aplicação de questionários de satisfação

Bibliografia

Constituição da República; Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho; Despacho nº 25 650/2006 - Regulamento do Programa Escola Segura; Orientações técnico-normativas da Direção-Geral de Saúde (DGS); Manual de primeiros socorros : situações de urgência nas escolas, jardins de infância e campos de férias - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular; PROCIV - Publicação Mensal da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Manual de Suporte Básico de Vida - INEM- Instituto Naional de Emergência Médica, Versão 3.0 - 1ª Edição 2016 - Revisão da versão 2.0 - 1ª Edição 2012; MAP- Medidas de Autoproteção; esuscitation Council (Emergency Care For First Responders); Red Cross (Essential Emergency Care For First Aiders): www.redcross.org

Formador

Patricia Alexandra Simão Sousa Grelha

Início: 16-07-2024
Fim: 16-07-2024
Acreditação: DGAE/1099/2023
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária João de Deus, sala 202 9-12; 13:30- 16:30