605

“A LEITURA EM DIFERENTES LINGUAGENS E TEXTOS CONSIDERANDO O PASEO” turma T1

Apresentação

Os alunos portugueses revelam dificuldades em competências específicas dos domínios da Leitura, fundamentais para as aprendizagens transversais determinantes da sua participação na sociedade em que se inserem. A recuperação das aprendizagens dos alunos carece de ações estratégicas de ensino no domínio das linguagens e textos (PASEO), e consequentemente de avaliação, que se constituam como eficazes.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Promover uma reflexão crítica, entre todos os participantes, sobre as suas práticas na sala de aula no que concerne às competências do domínio da leitura. Analisar materiais didáticos relevantes para o desenvolvimento de competências de leitura e promoção do sucesso. Analisar critérios de classificação para diferentes instrumentos de avaliação centrados na leitura. Promover práticas pedagógicas que contribuam para o sucesso escolar e o gosto dos discentes pela aprendizagem

Conteúdos

Literacia da leitura: definição; processos cognitivos; tipos e formatos de texto; tipologia de itens; Competência de leitura: pensamento crítico e pensamento criativo; competências complexas de leitura; Análise de itens de leitura: linguagens e símbolos associados às línguas, à literatura, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência; Linguagens e contextos de comunicação em ambientes analógicos e digitais.

Formador

Cláudia Herdeiro Cavaco Cardoso

Eurídice Maria Carvalho Gonçalves

Início: 15-07-2024
Fim: 15-07-2024
Acreditação: Registo 440 CD nº41 08.07.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária João de Deus (sala 202)