FORMAÇÃO DE BASE DO PROGRAMA EU E OS OUTROS EM MODALIDADE ONLINE/PRESENCIAL turma 1
Apresentação
O Ministério de Educação lançou em 2017 o Referencial para Educação para a Saúde definida como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. O referencial cobre áreas do desenvolvimento pessoal e social, saúde mental, prevenção da violência, sexualidade, comportamento alimentar, comportamentos aditivos e dependências (CAD) entre outras. O Programa Eu e os Outros é uma abordagem preventiva que aborda os CAD na sua interação com as restantes áreas do desenvolvimento. A sua formação capacita os docentes para a exploração dos conteúdos recomendados e proporciona uma base para a exploração das diferentes áreas incluídas no referido referencial. A experiência pandémica reforçou a importância da formação na modalidade online tendo permitido atingir pessoas que por razões diversas teriam dificuldade de frequentar formações em modalidade presencial. Esta experiência demonstrou uma maior flexibilidade de aprendizagem. A modalidade online permite aos formandos explorar ferramentas de aprendizagem quer em momentos síncronos, quer de forma individualizada (assíncrona), respeitando os ritmos de aprendizagem de cada um com recurso a suportes interativos com slides de imagens, animações e questionários, conseguindo-se um acompanhamento mais atento da formação e melhores resultados.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Objetivos
Aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área da Prevenção e da Promoção e Educação para a Saúde com especial destaque para os Comportamentos Aditivos e Dependências; Desenvolver competências e treinar metodologias para a abordagem dos temas integrados no Referencial de Educação para a Saúde através do Programa Eu e os Outros; Capacitar para a integração dos conhecimentos adquiridos na formação numa intervenção a realizar junto de grupos de adolescentes e jovens, segundo um planeamento construído no decurso da mesma e com acompanhamento técnico e supervisão; Promover a integração de conteúdos de outras áreas de intervenção, nomeadamente a Educação para a Cidadania e a Promoção da Literacia em Saúde. Promover o domínio dos procedimentos avaliativos do Programa Eu e os Outros, aplicando-os à análise de resultados da intervenção efetuada. Promover a literacia digital e a sua utilização em processos de aprendizagem, em particular na área dos comportamentos aditivos e dependências.
Conteúdos
Os conteúdos a abordar ao longo da formação dividem-se entre (1) a compreensão da base teórica que suporta o Programa Eu e os Outros e estratégias adotadas em função dos standards para uma prevenção eficaz, (2) o domínio das metodologias, (3) o domínio dos procedimentos e por fim, (4) o domínio dos temas abordados nas diferentes narrativas interativas que servem de base ao Programa. Dentro do primeiro ponto, serão explorados os modelos explicativos do comportamento aditivo e a sua aplicação à abordagem preventiva proporcionando aos formandos a adequada definição de objetivos para a sua intervenção. No segundo ponto pretende-se abordar as regras de utilização do Programa, bem como a atitude do aplicador, o domínio e a combinação de diferentes estratégias e dinâmicas de grupo e as competências de condução da reflexão a partir da ação proporcionada. Estas aquisições metodológicas deverão ajustar-se a uma intervenção desenvolvida presencialmente ou à distância. O terceiro ponto será dedicado ao conhecimento das etapas de preparação e planeamento da intervenção, bem como o conhecimento dos instrumentos que lhe servem de suporte, tendo em consideração a sua implementação presencial ou à distância. Por fim, no quarto ponto explorar-se-á, de modo transversal, os múltiplos conteúdos integrados nas dez narrativas, proporcionando o conhecimento dos grandes temas abordados, analisando a sua importância para o processo de desenvolvimento pessoal e social, familiarizando o aplicador com o manual de suporte à aplicação, bem como com os referenciais bibliográficos sugeridos no referido manual para cada um dos grandes temas abordados. Entre estes grandes temas, destacamos, dentro dos comportamentos aditivos, as diferentes substâncias psicoativas e seus efeitos, motivações para o consumo, crenças e expectativas, riscos associados ao consumo, enquadramento legal e recursos disponíveis na rede de referenciação. Estes tópicos são alargados aos comportamentos aditivos sem substância, nomeadamente ao jogo online, à utilização problemática da internet e redes sociais, entre outras. Destaca-se, igualmente, a abordagem aos comportamentos alimentares, ao exercício e saúde, à doença mental, à violência no namoro, à cidadania e voluntariado jovem, à prevenção rodoviária, à educação ambiental e à integração da pessoa com deficiência. Todos estes tópicos são abordados neste programa de formação de base, de forma superficial sendo remetido o seu aprofundamento para programas de formação de segundo nível, cada um deles centrado sobre uma única narrativa, programas estes que irão ser submetidos futuramente pelo SICAD à CCPFC para creditação.
Avaliação
A avaliação da formação terá em conta os seguintes critérios: Assiduidade a um mínimo de dois terços (2/3) das Sessões Sincronas (Módulo I); Implementar o Programa Eu e os Outros de acordo com os procedimentos definidos; Produzir o Relatório Final de Avaliação da implementação do Programa; A classificação final é obtida numa escala de 1 a 10 valores e resulta da aplicação da seguinte fórmula para uma média ponderada: Classificação Final = Avaliação Inicial (10%) + Avaliação Contínua (30%) + Avaliação Final (60%) Insuficiente - 1 a 4,9 Regular - 5 a 6,4 Bom - 6,5 a 7,9 Muito Bom - 8 a 8,9 Excelente - 9 a 10 Ponderação da AVALIAÇÃO FINAL: Relatório entregue dentro do prazo estipulado e preenchimento dos questionários de avaliação na fase assíncrona (até 1 valor) Inclusão no relatório das seguintes fichas devidamente preenchidas: Caracterização do Grupo (até 1 valor) Planeamento global (até 1,5 valor) Fichas de Aplicação (até 2,5 valores) Descrição dos procedimentos de aplicação do protocolo de avaliação (até 2 valores) Reflexão final (até 2 valores) Ao longo das sessões assíncronas serão aplicados instrumentos para a avaliação de conhecimentos.
Bibliografia
Manual Eu e os OutrosReferencial Educação para a Saúde, DGE/DGS 2017Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, DGE 2018
Observações
Código ICAD 007/2024/ICAD
16 / 1 0 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 2 3 / 1 0 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 3 0 / 1 0 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 0 6 / 1 1 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 1 3 / 1 1 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 2 0 / 1 1 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 2 7 / 1 1 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h 04 / 1 2 / 2 0 2 4 - 1 4 h 3 0 - 1 7 h 3 0 3 h Ú l t i m a s e s s ã o - D a t a a d e f i n i r Há sessões presenciais e sessões não presenciais, a definir em conjunto quais são na 1ª sessão de formação.
Formador
Filipa Andreia Pires Farrajota
Maria Susana dos Santos Pinto