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ENCONTROS PROPS - DIVERSIDADE DIGITAL, TOLERÂNCIA E INCLUSÃO ONLINE turma T1

Apresentação

Pesquisar e assistir a conteúdos através da Internet, jogar jogos online ou interagir através de redes ou comunidades de jogos digitais são atividades quotidianas para a maioria de crianças e jovens, com efeitos no desenvolvimento da sua personalidade, no seu comportamento, na sua interação com os outros e na capacidade de gerir conflitos. Os jogos online são hoje vistos como recursos interessantes, do ponto de vista educativo, por permitirem o desenvolvimento de um conjunto de competências, mas a amplificação do seu uso, sobretudo em contextos sem monitorização, tem exposto crianças, jovens e adolescentes a fenómenos como o discurso de ódio online, que trazem consigo um aumento da discriminação e da intolerância. A Comissão Europeia tem dado passos importantes no combate ao discurso de ódio online, quer através de legislação quer por meio de iniciativas como o Código de Conduta firmado, nos últimos anos, com as mais importantes plataformas de comunicação. Estas políticas têm tido eco nas legislações nacionais, mas a regulação destas esferas digitais permanece um desafio. Importa, pois, providenciar à comunidade educativa ferramentas e estratégias necessárias para gerir tais situações. O projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, desenvolvido desde 2023 pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve em parceria com Instituto Politécnico de Santarém, Universidade Aberta e Universidade da Beira Interior, atua na prevenção e educação para os media, com vista à contenção do discurso de ódio online. Este projeto permitiu desenvolver um conjunto de recursos mediáticos interativos, onde se incluem videojogos, uma banda desenhada e um ensaio audiovisual interativos, e também itinerários pedagógicos que pretendem envolver educadores, formadores, crianças e jovens no combate ao discurso de ódio online. Esta formação proporcionará uma oportunidade para aprofundar a compreensão sobre discurso de ódio online, assim como estratégias pedagógicas de exploração deste fenómeno social, enquanto visa dar a conhecer estes recursos e propor formas de os abordar e integrar no contexto de sala de aula.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Contribuir para o conhecimento sobre o discurso de ódio online, explorando a sua prevalência e modos de o limitar; Explorar colaborativamente práticas de educação relativas ao discurso de ódio online; Abordar métodos de aplicação de tecnologias de informação e comunicação em ambiente de sala de aula.

Conteúdos

Conceitos, prevalência e estratégias de combate ao discurso de ódio online; Apresentação e discussão dos resultados de um inquérito e três grupos de foco desenvolvidos na região do Algarve sobre o discurso de ódio online em videojogos; Apresentação e discussão de seis narrativas interativas que exploram o discurso de ódio online.

Formador

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva

Susana Raquel Gonçalves Costa Mendes Silva

Ana Filipa Cristiano Cerol Santos Martins

Início: 04-07-2024
Fim: 04-07-2024
Acreditação: Registo 415 CD nº40 27.05.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Complexo Pedagógico - Campus da Penha, Universidade do Algar

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