479

EDUCAÇÃO INCLUSIVA- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INCLUSÃO turma T1

Apresentação

"Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos-chave que enformam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige que todos sejam capazes apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+."

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

"Identificar um sistema de valores essenciais e de areas de competencia adequados à inclusão dos alunos; Valorizar a diversidade como um recurso e valor educativo; Apoiar e desenvolver a inclusão em todos os alunos e gerir expectativas; Desenvolver competências de trabalho cooperativo (com os pares, os alunos, pais, técnicos e outros) na diminuição de barreiras a inclusão. Desenvolver competências de autorreflexão que permitam consolidar estratégias de sucesso e eliminar ou melhorar estratégias pouco eficazes.

Conteúdos

Conteúdos: "1ª Sessão 3 horas Apresentação Conteúdo da Acão Cronograma Critérios de avaliação Valorização da diversidade 2ª sessão | 3 horas Pesquisa sobre o enquadramento teórico e evolução da educação inclusiva Valores, Atitudes, Princípios, Legislação e Conceitos 3ª sessão | 3 horas O conceito de diferença aos vários níveis: física, mental, emocional, cultural, social Barreiras a inclusão. 4ª sessão | 3 horas Reflexão sobre alguns valores e crenças pessoais inibidores de uma pratica inclusiva e os vários tipos de diferenças e a sua implicação. 5ª sessão | 3 horas Reflexão sobre as necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional e apresentação de um plano de ação tendo em conta: as metodologias de investigacao-acao na pratica educativa e o desenvolvimento de estratégias pessoais de resolução de problemas 6ª sessão assíncrona | 3 horas Apresentação e debate dos vários planos de ação Trabalho em rede: uma abordagem sistémica Trabalhar com o encarregado de educação e/ou famílias, estratégias de comunicação eficaz Articular com outros profissionais: conceitos e princípios unificantes Avaliação reflexiva"

Bibliografia

"Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em:Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECDiLibrary (oecd-ilibrary.org) Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice).Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-pt European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponívelem: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdf Pereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação.Direção-Geral da Educação. Disponível em:https://dge.mec.pt/sites/defa

Formador

Augusto Martins Cerdeira

Início: 01-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: DGAE/1117/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: a definir

INSCREVER-ME