99

ASPETOS DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA OPERACIONALIZAÇÃO turma T1

Apresentação

A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. A avaliação não pode ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Neste contexto, urge desmultiplicar os conhecimentos e sensibilidades adquiridas e promover a concretização do Projeto de Intervenção elaborado, no âmbito do Projeto MAIA. Para a operacionalização das ações delineadas é essencial possibilitar o desenvolvimento das competências de reflexão e de intervenção dos docentes, em termos de planeamento, de organização do trabalho de aprendizagem em sala de aula, de interlocução pedagógica e de avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos estudantes. A promoção do trabalho colaborativo, entre docentes pertencentes a grupos disciplinares e níveis de escolaridade distintos, é uma forma de valorizar o intercâmbio de saberes e de experiências, contribuindo para a melhoria das páticas de avaliação pedagógica e consequente concretização e sucesso do projeto de intervenção.

Destinatários

Professores do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica; - Capacitar os docentes a desenvolver as suas competências de reflexão e de intervenção, em termos de planeamento, de organização do trabalho de aprendizagem em sala de aula e de avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos estudantes; - Incrementar práticas colaborativas e cooperativas para a operacionalização do projeto de intervenção; - Promover a articulação interdisciplinar e o trabalho de colaboração entre docentes pertencentes a grupos disciplinares e níveis de escolaridade distintos; - Conceber, construir e operacionalizar metodologias e processos com vista a desenvolver as ações, no âmbito da avaliação pedagógica, delineadas no projeto de intervenção; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias de natureza pedagógica e didática; - Reformular planificações e critérios de avaliação e diversificar processos de recolha de informação

Conteúdos

Esclarecimento sobre os conceitos: avaliação pedagógica; avaliação formativa e avaliação sumativa; feedback, aprendizagens essenciais, critérios de avaliação, descritores de níveis de desempenho e de standards, rubricas e processos de recolha de informação; - Revisão, reajustamento e reformulação das práticas de avaliação pedagógica tendo em atenção os princípios da avaliação formativa; - Promoção do trabalho colaborativo e cooperativo para a operacionalização das ações delineadas no projeto de intervenção.

Metodologias

Os formandos desenvolverão, através do trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, a construção e/ou reformulação de materiais para a implementação em contexto real de aprendizagem, as ações delineadas no projeto de intervenção. Assim como a reflexão crítica sobre os resultados obtidos e as mudanças que deverão ser adotadas. Estas sessões serão realizadas em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação das ações delineadas no projeto. Elaboração de portefólio de evidências do trabalho

Avaliação

Participação: (25%) - Nas tarefas de realização presencial conjunta. Produtividade: (60%) - Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) - Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback.

Modelo

PASTA - Nº 25-2022 Separador 13

Bibliografia

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto. Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto Portaria n.º 229-A/2018 de 14 de agosto Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto Fernandes, D. (2020a). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos). Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020b). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos). Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020d). Critérios de Avaliação. Texto de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020e). Critérios de Avaliação. Folha de apoio à formação MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação

Anexo(s)

Observações

Exclusiva a docentes do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

Formador

Helena Sofia Machado dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 11:30 2:00 Online síncrona
2 19-03-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 11:30 2:00 Online síncrona
3 19-03-2021 (Sexta-feira) 11:30 - 12:30 1:00 Online assíncrona
4 09-04-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 11:30 2:00 Online síncrona
5 09-04-2021 (Sexta-feira) 11:30 - 12:30 1:00 Online assíncrona
6 23-04-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
7 30-04-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 10:30 1:00 Online assíncrona
8 07-05-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 11:30 2:00 Online síncrona
9 14-05-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 11:30 2:00 Online assíncrona
10 28-05-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
11 18-06-2021 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
12 01-07-2021 (Quinta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 12-03-2021
Fim: 04-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-110541/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 50 h
Local: ZOOM