96

PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DAS ESCOLAS ( PADDE) turma T1

Apresentação

O desenvolvimento da competência digital das organizações educativas é uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas. Existem referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital das escolas: o DigCompEdu enquadra a necessária competência digital dos docentes e o DigCompOrg as Organizações Educativas, no desenvolvimento da sua competência digital. Através destes referenciais, o propósito da oficina é apoiar as escolas e os professores no seu desenvolvimento integral, através da criação de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), desenvolvidos no âmbito do Plano de Capacitação Digital dos Docentes, promovido pela Direção-Geral da Educação.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se apoiar as escolas na promoção de estratégias e de ações integradoras do digital que permitam melhorar a qualidade do trabalho realizado. Na formação pretende-se que os docentes elaborem um PADDE para a sua Escola, num processo em rede e promotor de mudança organizacional. São objetivos específicos da oficina: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo - conceber e implementar um PADDE nos contextos das escolas a partir de diagnósticos com o Check-In e SELFIE - envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar os docentes para o desenho de PADDE adequados ao contexto das suas escolas, de acordo com os diagnósticos. 1. Documentos de enquadramento das políticas educativas. 2. A competência digital de uma organização educativa e processos de mudança para a melhoria da qualidade do trabalho 2. Envolvimento profissional: processos de liderança na era digital e desenvolvimento profissional dos professores. 3. Inovação pedagógica nas organizações educativas com o digital. 4. Estratégias de diagnóstico e de reflexão nas organizações educativas para a tomada de decisão: - DigCompEdu e Check-In - DigCompOrg e SELFIE 5. Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas: - Rationale, objetivos e dimensões de intervenção - Desenho de ações - Metodologias de implementação, monitorização e avaliação - Técnicas de comunicação 6. Processo de intervenção/ação, avaliação / monitorização, reflexão e reformulação dos PADDE 7. Estratégias de divulgação dos PADDE e dos seus resultados.

Metodologias

As sessões presenciais destinam-se à exploração de referenciais teóricos e de documentos orientadores, bem como à reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; reflexão sobre inovação em educação e lideranças na era digital; realização de atividades práticas em ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; abordagem a estratégias e metodologias de desenvolvimento de projetos centrados na escola; desenho dos PADDE das escolas dos formandos. No trabalho autónomo pretende-se que os formandos promovam nas suas escolas a discussão e reflexão sobre: os resultados dos diagnósticos; o desenho do PADDE e sua adaptação ao contexto e necessidades da escola; os resultados previstos da sua implementação. Na última sessão os formandos apresentarão os PADDE desenvolvidos, proporcionando-se momentos de partilha e reflexão conjunta promotores de melhorias

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

Aplicação e análise de questionários de avaliação preenchidos pelos formadores e pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: ttp://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 2 A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais dos docentes, articuladas com outras áreas de intervenção: distribuição de equipamentos com conectividade a alunos e professores e disponibilização de recursos educativos digitais. A utilização das tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático torna-se um desígnio e a sua integração nos diversos domínios das Organizações Educativas (OE), fundamental. Esta formação centra-se no desenvolvimento da proficiência digital das OE, focado no contexto específico de atuação dos formandos e das suas escolas. A partir da realização de diagnósticos, pretende-se que os participantes se envolvam ativamente no desenho do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas, com foco nas melhorias organizacionais.

EQUIPAS PADDE DOS AGRUPAMENTOS

Formador

Carla Carmo Correia Limpo de Assis

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-03-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 05-04-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 12-04-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 19-04-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 03-05-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 24-05-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 31-05-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 07-06-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 22-03-2021
Fim: 07-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-111086/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: ZOOM