95

RECURSOS LIVRES PARA A INCLUSÃO: HYPATIAMAT turma T1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho prevê que as opções metodológicas tomadas terão de ter como base o Desenho Universal para a Aprendizagem, partindo do princípio de que a escola é um local onde todas as crianças e jovens têm o direito a ter um atendimento e uma educação de qualidade, onde se procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, permitindo cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, é fundamental, a par com a excelência científica dos docentes, que estes tenham estratégias e ferramentas que possam facilitar a construção de materiais e práticas para respeitar os ritmos de aprendizagem dos alunos. A plataforma HypatiaMat é da responsabilidade de investigadores da Universidade do Minho, da Universidade de Coimbra e de outras proveniências, que construíram este site com muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 1.º ao 9.º ano.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo, Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo, Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo, Professores do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário.

Conteúdos

Apresentação da ação e seu funcionamento; Divulgação dos serviços e da atividade dos Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) – centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação; Conceito de produto de apoio; Conceito de software livre; APPs e recursos especiais; Apresentação da plataforma HypatiaMat fazendo um paralelismo com as aprendizagens essenciais do ensino básico (tendo em conta os níveis de ensino lecionados pelos formandos presentes na ação).

Anexo(s)

Observações

Pasta 24 ACD Separador 6

Formador

Maria de Fátima Lopes Borralho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-03-2021 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 23-03-2021
Fim: 23-03-2021
Acreditação: Registo 80 CD nº 28 24.02.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ZOOM