EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO CULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR turma T1
Apresentação
Deseja-se que os professores criem percursos de descoberta, de inovação, acreditando que na escola e através da escola a Arte é um agente de difusão de saberes e a referência de uma comunidade. Para tal, o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação, pretende seguir o desígnio de uma Educação Artística com maior dimensão para todos, valorizando os modelos de uma pedagogia libertadora, criativa, divergente, que qualifica não só os seus agentes, mas também toda a comunidade, contribuindo, assim, para dinâmicas sociais. Logo, perseguindo este princípio, está previsto o acompanhamento continuado e estruturado de professores, através de formações com planos sequenciados, a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos que se alargará no tempo, à medida das necessidades das escolas e dos seus contextos. Nesta fase inicial, pretende-se que os professores compreendam e aprofundem a necessidade de realizar, nos contextos escolares ações sequenciadas e estruturadas que valorizem as culturas locais e globais para a construção de uma marca de identidade. Os professores são o centro da mudança, são os que têm e encontram as estratégias, pelo que é necessária uma formação adequada, que permita tomadas de ação na escola e, por outro, revele a Arte como um dos pilares da cultura e da sociedade atual.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Valorizar a literacia artística/cultural. - Refletir sobre as estratégias de intervenção da Educação Artística em contexto escolar. - Identificar metodologias para a construção de um Programa Cultural de Agrupamento. - Desenvolver estratégias de intervenção colaborativas, alicerçadas na criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. - Envolver a participação de entidades artísticas, culturais, sociais, municipais, do território local, no contexto escolar.
Conteúdos
- Educação Artística – Conceitos e constrangimentos que se colocam à sua ação. - Educação Artística no perfil dos alunos. - Educação Artística no contexto escolar. - Estratégias de Programação Cultural em contexto escolar.
Metodologias
Apresentação do plano da Formação e o seu enquadramento na missão do PEEA; identificação e compreensão das finalidades da formação; o conceito de Educação Artística (EA); apresentação de expectativas iniciais, em relação à necessidade de criar um Programa Cultural (PC) em contexto escolar. Enquadramento do conceito de EA no Perfil dos Alunos; contextualização do papel da EA no processo educativo; identificação das práticas de ação artística/cultural no contexto profissional dos formandos. Apresentação de estratégias para a criação de um PC; reflexão sobre os projetos culturais do agrupamento de escolas a que os formandos pertencem; planeamento de atividades para a conceção de um PC em contexto escolar, por cada formando. Realização de tarefas para a construção de um possível guião de programação; exposição, em plenário, das intenções para a realização de um Guião de PC, a ser apresentado como Trabalho Individual; reflexão sobre o conhecimento produzido ao longo da formação.
Avaliação
Serão utilizados os seguintes critérios: Participação e contributos 50%; Trabalho de aplicação de conteúdos 50%. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Abreu, M., Amaral, C., Amado, M., Lapa, O., Guerreiro, R. S., e Monteiro, S.: Guia das Artes Visuais e do Espectáculo. Lisboa, Cassefaz/Instituto das Artes (2006). Frois, J.P. (2000) (coord): Educação Estética e Artística – abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Gardner, Howard: Art, Mind, and Brain: a Cognitive Approach to Creativity. New York, Basic Books (1982 Ribeiro, António Pinto: Ser Feliz é Imoral: Ensaios sobre cultura, cidades e distribuição. Lisboa: Cotovia (2000). UNESCO (2006): Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa (2006).
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 24-2021 Separador 16
Formador
Maria João Rodrigues Pereira Jacinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2021 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-05-2021 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-05-2021 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-06-2021 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-06-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 15-06-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-07-2021 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 20-07-2021 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 21-07-2021 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Presencial |