93

EFICIÊNCIA HÍDRICA NA ESCOLA turma T1

Apresentação

As mais recentes projeções climáticas para a região do Algarve preveem um aumento da frequência e severidade dos períodos de seca, com impactes ao nível da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, pelo que se torna urgente e importante que se estabeleçam metas e horizontes temporais de eficiência hídrica para os principais usos. No âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), a Agência Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA, I.P./ARH do Algarve) promove o Projeto “Eficiência Hídrica na Escola”, que tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respectivos municípios,/entidades gestoras para a necessidade de medir o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente. Para 2021 prevê-se a realização de um Concurso “Eficiência Hídrica na Escola“ e desta ação de formação, promovida pela APA, I.P./ARH do Algarve, em parceria com a Universidade do Algarve e com a ADENE - Agência para a Energia, destinada às comunidades escolares que tenham interesse em integrar a rede de escolas “EFICIÊNCIA HÍDRICA NA ESCOLA”, sendo os principais destinatários desta ação gestores/docentes das comunidades escolares e técnicos das autarquias/entidades gestoras.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

À semelhança do concurso mencionado, a formação tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respectivos municípios/entidades gestoras, para a necessidade de medir os seus consumos de água, promovendo simultaneamente a implementação de práticas de Melhoria Contínua para o seu uso eficiente. Pretende-se com esta oficina capacitar o corpo docente para a eficiência hídrica na Escola, apresentando as práticas de Melhoria Contínua disponíveis para o uso eficiente da água, realçando o nexus água-energia-segurança alimentar, bem como a interdependência entre sociedade e os serviços dos ecossistemas. Assim, poderá a Escola funcionar como um “laboratório” de boas práticas em termos de infraestruturas, equipamentos e dispositivos mas também comportamentais, que permitam alavancar na atualidade outras dinâmicas e posturas na região do Algarve, bem como alterar o desempenho das sociedades futuras.

Conteúdos

A oficina proposta irá dividir-se em dois grandes grupos, em que cada um irá incidir sobre um conjunto de tópicos teóricos e teórico-práticos, respectivamente. O primeiro grupo, intitulado “Capacitação Teórica”, pretende facultar aos participantes informações sobre os recursos hídricos na região do Algarve, num contexto de crescente pressão antrópica e de alterações climáticas, e acerca dos diversos cenários futuros que a região poderá enfrentar. Serão apresentadas as alterações que se têm observado no ciclo hidrológico, a importância das relações entre água, energia e segurança alimentar, destacando também as Soluções Baseadas na Natureza e os múltiplos serviços dos ecossistemas. Ainda neste grupo, será apresentado o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), com destaque para as medidas propostas nas áreas urbanas. O grupo termina com a discussão sobre o Ciclo Urbano da Água na Escola, como “laboratório” de boas práticas aos níveis infraestrutural (e.g. redes, dispositivos, equipamentos) e comportamental, que permitam melhorar a eficiência no uso da água e alavancar na atualidade outras dinâmicas e posturas na região do Algarve, bem como alterar o desempenho das sociedades futuras. No segundo grupo desta oficina, designado “Capacitação para a Ação”, serão apresentadas e facultadas as ferramentas teórico-práticas que efetivam a transferência de conhecimentos. Serão demonstradas as melhores práticas disponíveis, passíveis de serem aplicadas nos estabelecimentos escolares, seguidas de casos de estudo de aplicação para melhorar a eficiência hídrica nas escolas. Serão depois disponibilizadas ferramentas didáticas, úteis para que possam ser desenvolvidos projetos com os alunos, sobre o tema da eficiência hídrica no estabelecimento escolar e em ambiente familiar.

Metodologias

A oficina proposta irá dividir-se em dois grandes grupos, em que cada um irá incidir sobre um conjunto de tópicos teóricos e teórico-práticos, respectivamente. O primeiro grupo, intitulado “Capacitação Teórica”, pretende facultar aos participantes informações sobre os recursos hídricos na região do Algarve, num contexto de crescente pressão antrópica e de alterações climáticas, e acerca dos diversos cenários futuros que a região poderá enfrentar. Serão apresentadas as alterações que se têm observado no ciclo hidrológico, a importância das relações entre água, energia e segurança alimentar, destacando também as Soluções Baseadas na Natureza e os múltiplos serviços dos ecossistemas. Ainda neste grupo, será apresentado o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), com destaque para as medidas propostas nas áreas urbanas. O grupo termina com a discussão sobre o Ciclo Urbano da Água na Escola, como “laboratório” de boas práticas aos níveis infraestrutural (e.g. redes, dispositivos, equipamentos) e comportamental, que permitam melhorar a eficiência no uso da água e alavancar na atualidade outras dinâmicas e posturas na região do Algarve, bem como alterar o desempenho das sociedades futuras. No segundo grupo desta oficina, designado “Capacitação para a Ação”, serão apresentadas e facultadas as ferramentas teórico-práticas que efetivam a transferência de conhecimentos. Serão demonstradas as melhores práticas disponíveis, passíveis de serem aplicadas nos estabelecimentos escolares, seguidas de casos de estudo de aplicação para melhorar a eficiência hídrica nas escolas. Serão depois disponibilizadas ferramentas didáticas, úteis para que possam ser desenvolvidos projetos com os alunos, sobre o tema da eficiência hídrica no estabelecimento escolar e em ambiente familiar.

Avaliação

Participação nas atividades / sessões presenciais Aplicação de materiais Relatório final 20% 40% 40%

Bibliografia

ECO.AP 2030 – Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública PNUEA – Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água PREH-Algarve - Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve Portal da Água - https://www.portaldaagua.pt/ ADENE – Agência para a Energia - https://www.adene.pt/hidrica/

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 14

Toda Semana Qua, até 24 mar. 2021, 4 evento(s) 3 mar. 2021 04:00 da tarde 10 mar. 2021 04:00 da tarde 17 mar. 2021 04:00 da tarde 24 mar. 2021 04:00 da tarde

Formador

Maria Paula Delgado Vaz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
2 03-03-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
3 10-03-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
4 17-03-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
5 24-03-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
6 07-04-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
7 14-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
8 21-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
9 28-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
10 05-05-2021 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
11 12-05-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Online síncrona
12 19-05-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Online síncrona
13 26-05-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
14 09-06-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
Início: 24-02-2021
Fim: 09-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-110534/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Zoom e presencial