87

CIDADANIA DEMOCRÁTICA EM CONTEXTO DE BIBLIOTECA ESCOLAR turma T1

Apresentação

Respondendo às prioridades decorrentes da aprovação do atual quadro legal - designadamente, do Perfil dos Alunos para o século XXI e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, vem a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) propor esta ação de formação visando o desenvolvimento de dinâmicas educativas promotoras de uma cidadania ativa, fundada no reconhecimento para a diversidade de contextos/culturas e no respeito pelos direitos humanos. Centrados nos alunos, os conteúdos e estratégias desta ação destinam-se a: - Incrementar a sua participação, em diferentes contextos, na vida da comunidade; - Valorizar áreas de conhecimento de natureza diversa e articulada; - Reforçar o papel da biblioteca escolar para promover consensos e gerar a paz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Explorar os conceitos de cidadania e de inclusão com base nas circunstâncias históricas e políticas inerentes à sua construção. - Reconhecer o valor da diversidade nas sociedades democráticas. - Compreender a construção do diálogo intercultural, com base no respeito pelos direitos humanos, como facilitadora de uma maior coesão social e da paz. - Preparar e discutir uma dinâmica de intervenção capaz de promover o exercício da cidadania inclusiva em diferentes contextos. - Perspetivar condições para promover, em cada contexto, ações sustentáveis no tempo e no espaço. - Conceber os projetos Todos juntos podemos ler, Miúdos a Votos e SOBE+ (RBE) como oportunidades de promoção da cidadania democrática inclusiva com a biblioteca escolar.

Conteúdos

Sessão 1. A construção dos conceitos de cidadania e de inclusão – Análise e discussão em assembleia de formandos (2 horas). - As circunstâncias históricas e a natureza dos projetos políticos da cidadania e da inclusão ao longo do tempo e no espaço local e global. Sessão 2. A diversidade de contextos/culturas das sociedades democráticas* e a possibilidade de construção do diálogo intercultural. (2 horas) - O caráter intrinsecamente heterogéneo, contestatário/resistente e dinâmico/mutável/ envolvente de cada cultura. - A troca aberta de visões do mundo com o propósito de viver juntos como iguais – cidadania democrática global, direitos humanos e interculturalidade. * Nações/cidades/bairros, etnias, religiões, orientações sexuais, diversidades, gerações, conhecimentos (infoexclusão)… Sessão 3. Dinâmicas educativas em/para a cidadania democrática em contexto de biblioteca escolar (3 horas): - Casos, testemunhos e incidentes críticos; - Questões, discussões e debates; - Comunidades de leitores, tertúlias e clubes; - Role-playings; - Assembleias ou fóruns; - Jogos e atividades expressivas; - Atividades exploratórias; - Outras ações. Apresentação, por parte dos formadores, e discussão, em assembleia de formandos. Sessões 4 e 5. Pesquisa, planificação e discussão, em grupo, de uma dinâmica de cidadania democrática relevante para o contexto educativo dos formandos (4 + 4 horas). Sessão 6. Apresentação, por cada grupo, da dinâmica educativa planeada e sua discussão em assembleia de formandos (4 horas). Sessão 7. A promoção da cidadania democrática a partir dos projetos desenvolvidos com a biblioteca escolar e, nomeadamente, Todos juntos podemos ler, Miúdos a Votos e SOBE+ (RBE) - Apresentação e discussão, em assembleia de formandos (3 horas). Sessão 8. Balanço e perspetivas para implementar e partilhar as dinâmicas planeadas de modo a garantir, em cada contexto, ações sustentadas (3 horas).

Metodologias

Sessões teórico-práticas (regime presencial), assentes na apresentação e discussão de ideias e de questões controversas a respeito da cidadania democrática e inclusiva com o propósito de envolver os formandos em alguns dos problemas da atualidade; sessões práticas baseadas no desenvolvimento de dinâmicas educativas promotoras da cidadania (trabalho de pesquisa, planificação, análise, relação e discussão em grupo e em assembleia) e sessões teórico-práticas sustentadas, por um lado, na tomada de consciência, reflexão, valoração e deliberação e, por outro lado, na exposição e argumentação tendo em vista a prossecução das ações planeadas no futuro (trabalho individual, em grupo e em assembleia).

Avaliação

- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. - Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 06 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.

Bibliografia

COUNCIL OF EUROPE (2016). Competences for Democratic Culture - Living together as equals in culturally diverse democratic societies. [em linha]. Disponível em: https://rm.coe.int/16806ccc07 CONSELHO DA EUROPA, FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, DÍNAMO (coord. M. Losego et al.) (2016). Compass. Manual de Educação para os Direitos Humanos com jovens. [em linha]. Disponível em: http://www.dinamo.pt/images/dinamo/publicacoes/compass_2016_pt.pdf MONIZ DOS SANTOS, M. (2014). Que escola? Que educação? Para que cidadania? Em que escola? Edição Alfarroba.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 8

Data Horário Início Fim 7 de abril (síncrona) 17 h 00m 20 h 00m 14 de abril (assíncrona) 18 h 00 m20 h 00 m 21 de abril (síncrona) 17 h 00m 20 h 00 m 28 de abril (assíncrona) 17 h 00m 20 h 00 m 5 de maio (assíncrona) 16 h 00m 20 h 00 m 19 de maio (síncrona) 16 h 00m 20 h 00 m 26 de maio (assíncrona) 17 h 00m 20 h 00 m 2 de junho (síncrona) 17 h 00m 20 h 00m

Formador

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 14-04-2021 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
3 21-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 28-04-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
5 05-05-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online assíncrona
6 19-05-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
7 26-05-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
8 02-06-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 07-04-2021
Fim: 02-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-110447/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM