A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE EM CONTEXTO EDUCATIVO turma T1
Apresentação
A necessidade de isolamento imposta pela pandemia de Covid-19 determinou o encerramento temporário das escolas e levou a que, num breve período de tempo, se convertessem as suas modalidades de ensino presenciais em modalidades a distância, na maioria dos casos recorrendo à internet e às plataformas online. Para muitos docentes, esta transição apresenta um conjunto de dificuldades e de obstáculos, que derivam não só da falta de competências técnicas na utilização de ferramentas e de plataformas online de ensino aprendizagem, como do desconhecimento das especificidades pedagógicas próprias de um sistema LMS - Learning Management Systems. A emergência de adoção de recursos digitais que permitam o ensino e a aprendizagem à distância, impôs desafios às escolas e obrigou os seus agentes educativos a encontrar alternativas, sob algumas orientações da tutela, mas com ampla liberdade de organização e adoção de recursos, quer a nível coletivo, pelos agrupamentos de escolas, quer a nível individual, por cada docente. Um dos LMS mais populares nas escolas portuguesas dos ensinos básico e secundário é a plataforma Moodle, por se tratar de uma plataforma de código aberto e utilização livre, elegida no desenvolvimento de vários dispositivos de ensino e de formação a distância. Esta ação pretende dotar os professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário de competências ao nível da utilização e exploração da plataforma Moodle na vertente tecnológica e pedagógica, associadas a um conjunto de boas práticas de ensino e aprendizagem online, incidindo na concretização das aprendizagens curriculares disciplinares e concomitantemente no prosseguimento do trabalho de desenvolvimento de competências previstas no Perfil do Aluno.
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de todos os grupos de recrutamento. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Identificar modalidades de Ensino a Distância (E@D) mediadas por tecnologias e suas vantagens e desvantagens. • Reconhecer as etapas de planificação e os recursos inerentes ao processo de organização de um sistema E@D mediado por tecnologias. • Apoiar os professores na criação de condições para uma adequada utilização da plataforma Moodle em contextos de aprendizagem disciplinar; • Desenvolver a capacidade elaborar e analisar tarefas pedagógicas para serem realizadas pelos alunos numa plataforma Moodle, em dos programas curriculares; • Desenvolver a capacidade de organizar, planificar e avaliar atividades suportadas à distância através de ferramentas específicas da comunicação e colaboração, em particular as assíncronas; • Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores, potenciando os benefícios da plataforma Moodle na renovação de contextos de aprendizagem disciplinar; • Debater as potencialidades da utilização da plataforma Moodle nas didáticas disciplinares; • Proporcionar a reflexão sobre metodologias de trabalho dos professores na sua atividade com os alunos, com utilização da plataforma Moodle.
Conteúdos
A ação estrutura-se em 3 momentos distintos que se articulam entre si: 1.º Momento (11 h) Numa primeira fase discutir-se-á o papel da plataforma Moodle como suporte ao trabalho colaborativo e como meio de organização e sustentação de atividades escolares, apresentando as potencialidades da comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem e da comunicação síncrona e assíncrona, bem como o papel e competências do e-professor. Neste conjunto de sessões explorar-se-á a ativação e edição de recursos e atividades integradas e discutir-se-ão as suas potencialidades educativas. 2.º Momento (8 h online síncronas) Neste conjunto de sessões os formandos exploram e testam as aplicações pedagógicas no moodle, desenvolvendo e ensaiando na plataforma uma tarefa curricular destinada aos seus alunos e em que os recursos integrados na disciplina moodle e as atividades e materiais para uso escolar sejam utilizados pelos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens. 3.º momento (6 h) As duas sessões finais, com a duração de 3 horas cada, serão utilizadas para que cada um dos formandos apresente os resultados e evidências recolhidas durante a aplicação da tarefa curricular nesta aplicação, em contexto de sala de aula ou na modalidade de E@D e se debatam abordagens estratégicas, problemas encontrados e sua solução. Em suma, o desenvolvimento do itinerário de assuntos a abordar nesta ação permitirá que os formandos se familiarizem com as diferentes etapas de planificação e de seleção dos recursos inerentes ao processo de organização de um sistema E@D mediado por tecnologias, de modo a que, ultrapassados os constrangimentos impostos ao ensino presencial, com o encerramento das escolas, pelo COVID-19, a articulação entre os dois sistemas, presencial e a distância, seja garantida. As 25 horas de duração da ação, distribuem-se pelos seguintes conteúdos: - Estrutura e funcionalidades da plataforma Moodle (6horas): • Aparência; • Módulos; • Blocos; • Administração; • Papeis; • Permissões; • Ativação e edição de recursos e atividades -Interação, comunicação e colaboração na plataforma Moodle (5 horas) • Recursos e atividades disponíveis: descrição, ativação e edição; • Aprendizagem/Princípios pedagógicos em ambientes virtuais; • Elaboração e realização de tarefas curriculares disciplinares no Moodle; • Incorporação de tarefas em curriculares no Moodle; • Editores HTML; • Papel do Moodle no suporte à comunicação e ao trabalho colaborativo; • Fóruns, wikis e chat; -Aplicações pedagógicas (8 horas online síncronas) • Exemplos; • Trabalho em grupo: desenvolver e ensaiar no Moodle uma tarefa curricular destinada aos alunos do ensino básico e secundário. -Discussão e reflexão (6 horas) • Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos; • Debate sobre as potencialidades do Moodle na aprendizagem disciplinar; • Análise das conclusões de um estudo realizado no âmbito dos LMS; • Avaliação da Ação.
Metodologias
A ação desenvolver-se-á em modalidade de b-learning, com 8 horas síncronas à distância. Nesta formação, o formador deve ter um papel promotor e facilitador de reflexão permanente sobre o contributo da Plataforma Moodle para o desenvolvimento de competências nas literacias da informação e competências em TIC. A formação basear-se-á mais na construção partilhada de conhecimentos do que na transmissão didática dos mesmos, fazendo uso de uma pedagogia ativa baseada na autoaprendizagem e no trabalho colaborativo. As sessões terão um carácter teórico-prático. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Avaliação
A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. participação (20%); 2. avaliação das tarefas desenvolvidas durante as sessões (20%); 3. realização de trabalhos práticos (30%) 4. planificação de aulas e construção de recursos para a utilização nessas aulas (30%); Os trabalhos serão submetidos pelos formandos, na disciplina criada na plataforma Moodle do centro de formação. No final, todos os trabalhos serão reunidos em suporte digital permanente, que será incluído no dossiê do Curso de Formação. Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores: insuficiente (1 a 4,9 valores), regular (5 a 6,4 valores), bom (6,5 a 7,9 valores), muito bom (8 a 8,9 valores), excelente (9 a 10 valores). A avaliação dos formandos basear-se-á na análise, quantitativa e qualitativa, da participação nas sessões, das tarefas diversas realizadas ao longo das mesmas e dos trabalhos realizados no decurso da ação, de acordo com o Regime Jurídico da Formação Contínua e a Carta Circular n.º 3/2007 do CCFC.
Bibliografia
- Clark, R., Mayer R. (2016) e-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. Wiley; - Figueira, A., Santos, H. & Figueira, C. (2009), Moodle - Criação e Gestão de cursos online, Lisboa: FCA, Informática; - KENSKI, Vani Moreira (Org.). (2015) Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac-SP; - Peres, P. & Pimenta, P. (2011). Teorias e Práticas do B-Learning. Lisboa: Sílabo; - Santos, M., Pedro, N., Soares, F. & Matos, J. F. (2008). Guião de Utilização de plataformas de aprendizagem em ambientes escolares: Orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunos. Disponível em http://moodle.crie.min-edu.pt/file.php/400/guioes_moodle/alunos_1_1_.pdf.
Observações
PASTA - Nº 1-2022 Separador 1 - Candidatura ...000036 Turma 1 Os formandos deverão nas sessões presenciais ser portadores de um portátil individual e nas sessões não presenciais síncronas on line garantir meios webcam 18 de fevereiro – 18h às 20h – 2 horas – Sessão Presencial; 22 de fevereiro – 18h às 21h – 3 horas – Sessão Presencial; 25 de fevereiro – 18h às 21h – 3 horas – Sessão Presencial; 01 de março – 18h às 21h – 3 horas – Sessão Presencial; 04 de março – 18h às 20h – 2 horas – Sessão Síncrona - Online; 08 de março – 18h às 20h – 2 horas – Sessão Síncrona - Online; 11 de março – 18h às 20h – 2 horas – Sessão Síncrona - Online; 15 de março – 18h às 20h – 2 horas – Sessão Síncrona - Online; 18 de março – 18h às 21h – 3 horas – Sessão Presencial; 22 de março – 18h às 21h – 3 horas – Sessão Presencial.
Formador
Jorge Manuel Carrasquinho Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 22-02-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 25-02-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 01-03-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 04-03-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 08-03-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 11-03-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 15-03-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 17-03-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 22-03-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |