83

CRIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA SALA DE AULA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO SUCESSO turma T1

Apresentação

Após uma análise cuidada das necessidades dos alunos e docentes dos Agrupamentos, foi detetada relativa iliteracia digital e uma necessidade de flexibilizar as aprendizagens, bem como promover o sucesso educativo. Houve também necessidade de enquadrar as alterações introduzidas pelos Dec. Lei 55/2018 e do Dec. Lei 54/2018 de 6 de julho.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Este curso tem como objetivo ajudar os formandos a criar, planificar, acompanhar e avaliar cursos através do regime de e-Learning (presencial ou distância) na perspetiva de e-Professor/e-Tutor promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos seus e-alunos/e-formandos. Melhorar competências dos docentes; Melhorar sucesso do aluno Facilitar o trabalho na organização escolar

Conteúdos

1. Classroom: Características e Funcionalidades; 2. Recursos Classroom: Página, Ficheiro, Pasta de Ficheiros, URL, Exercícios, Trabalhos, stream; 3. Comunicação Síncrona: Mensagens, Chat e Fórum de discussão; 4. Atividades Colaborativas; 5. Lição e conteúdos adaptáveis à performance dos alunos 6. Atividades de avaliação individual: Trabalho, Teste, Exercícios ou Perguntas; 7. Teste com múltiplas tentativas e perguntas aleatórias; 8. Teste e Comportamento das perguntas: Feedback diferido, Feedback imediato, ….; 9. Atividades de recolha de dados; 10. Condições de acesso às atividades; 11. Pauta e Relatórios de atividade do aluno; 12. Configurar Recursos Classroom; 13. Ferramentas e funcionalidades de apoio à monitorização, tutoria e avaliação na Classroom; 14. Planificar o Projeto de Curso; 15. Implementar e configurar uma disciplina na Classroom; 16. Configurar a disciplina e secções, blocos, pauta, condições de acesso e condições de conclusão da disciplina e atividades.

Metodologias

Este curso será realizado com 6 sessões presenciais (25 h) em que os formandos terão contacto com várias ferramentas que podem explorar, conhecer e utilizar em contextos diversos. Haverá trabalho individual e partilha de ficheiros com outros formandos em ambiente digital. Os formandos trabalharão de uma forma autónoma (embora que monitorizada pelo formador) na aplicação dos conhecimentos aprendidos

Avaliação

Na avaliação dos formandos utilizar-se-á a avaliação quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma menção qualitativa.

Modelo

Relatórios inicial - intermédio e final para os formandos Relatório do fromador.

Bibliografia

54/2018 – Educação Inclusiva 55/2018 – Autonomia e Flexibilidade Curricular Vários sítios da WEB e Faq’s Classroom

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 1-2022 Separador 2 - Candidatura ...000036

Formador

Fernanda Filipe Rebelo Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
2 22-02-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
3 01-03-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
4 08-03-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
5 15-03-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
6 22-03-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
7 05-04-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
8 12-04-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Online assíncrona
Início: 08-02-2021
Fim: 12-04-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-108769/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: ZOOM