CRIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA SALA DE AULA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO SUCESSO turma T1
Apresentação
Após uma análise cuidada das necessidades dos alunos e docentes dos Agrupamentos, foi detetada relativa iliteracia digital e uma necessidade de flexibilizar as aprendizagens, bem como promover o sucesso educativo. Houve também necessidade de enquadrar as alterações introduzidas pelos Dec. Lei 55/2018 e do Dec. Lei 54/2018 de 6 de julho.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Este curso tem como objetivo ajudar os formandos a criar, planificar, acompanhar e avaliar cursos através do regime de e-Learning (presencial ou distância) na perspetiva de e-Professor/e-Tutor promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos seus e-alunos/e-formandos. Melhorar competências dos docentes; Melhorar sucesso do aluno Facilitar o trabalho na organização escolar
Conteúdos
1. Classroom: Características e Funcionalidades; 2. Recursos Classroom: Página, Ficheiro, Pasta de Ficheiros, URL, Exercícios, Trabalhos, stream; 3. Comunicação Síncrona: Mensagens, Chat e Fórum de discussão; 4. Atividades Colaborativas; 5. Lição e conteúdos adaptáveis à performance dos alunos 6. Atividades de avaliação individual: Trabalho, Teste, Exercícios ou Perguntas; 7. Teste com múltiplas tentativas e perguntas aleatórias; 8. Teste e Comportamento das perguntas: Feedback diferido, Feedback imediato, ….; 9. Atividades de recolha de dados; 10. Condições de acesso às atividades; 11. Pauta e Relatórios de atividade do aluno; 12. Configurar Recursos Classroom; 13. Ferramentas e funcionalidades de apoio à monitorização, tutoria e avaliação na Classroom; 14. Planificar o Projeto de Curso; 15. Implementar e configurar uma disciplina na Classroom; 16. Configurar a disciplina e secções, blocos, pauta, condições de acesso e condições de conclusão da disciplina e atividades.
Metodologias
Este curso será realizado com 6 sessões presenciais (25 h) em que os formandos terão contacto com várias ferramentas que podem explorar, conhecer e utilizar em contextos diversos. Haverá trabalho individual e partilha de ficheiros com outros formandos em ambiente digital. Os formandos trabalharão de uma forma autónoma (embora que monitorizada pelo formador) na aplicação dos conhecimentos aprendidos
Avaliação
Na avaliação dos formandos utilizar-se-á a avaliação quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma menção qualitativa.
Modelo
Relatórios inicial - intermédio e final para os formandos Relatório do fromador.
Bibliografia
54/2018 – Educação Inclusiva 55/2018 – Autonomia e Flexibilidade Curricular Vários sítios da WEB e Faq’s Classroom
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 1-2022 Separador 2 - Candidatura ...000036
Formador
Fernanda Filipe Rebelo Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-02-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 22-02-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 01-03-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 08-03-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-03-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 22-03-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-04-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 12-04-2021 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online assíncrona |