79

RECURSOS LIVRES PARA A INCLUSÃO: KHAN ACADEMY turma T1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho prevê que as opções metodológicas tomadas terão de ter como base o Desenho Universal para a Aprendizagem, partindo do princípio de que a escola é um local onde todas as crianças e jovens têm o direito a ter um atendimento e uma educação de qualidade, onde se procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, permitindo cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, é fundamental, a par com a excelência científica dos docentes, que estes tenham estratégias e ferramentas que possam facilitar a construção de materiais e práticas para respeitar os ritmos de aprendizagem dos alunos. Os conteúdos da Khan Academy são criados por especialistas americanos e adaptados para o contexto português pela Fundação Altice, com a validação dos vídeos pela Sociedade Portuguesa da Matemática e dos exercícios pela Associação de Professores de Matemática.

Destinatários

Professores dos grupos 110,230,500,910,920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110,230,500,910,920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110,230,500,910,920 e 930.

Conteúdos

Apresentação da ação e seu funcionamento; Divulgação dos serviços e da atividade dos Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) – centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação; Conceito de produto de apoio; Conceito de software livre; APPs e recursos especiais; Apresentação do recurso “Khan Academy” fazendo um paralelismo com as aprendizagens essenciais do ensino básico e secundário (tendo em conta os níveis de ensino lecionados pelos formandos presentes na ação).

Anexo(s)

Observações

Pasta 22 ACD Separador 8 T1 Pasta 23 ACD Separador 1 T2

Formador

Maria de Fátima Lopes Borralho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-01-2021 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 19-01-2021
Fim: 19-01-2021
Acreditação: Registo 67. CD nº28 24/02/2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: zoom