EDUCAÇÃO ARTÍSTICA- ARTES VISUAIS NO 1º CICLO turma T1
Apresentação
As Aprendizagens Essenciais (AE) têm subjacente um desenvolvimento das competências por ciclos, visto entender-se que, ao longo de um ciclo de aprendizagem, os alunos têm oportunidade de fazer um percurso formativo, no qual os conhecimentos (cor, forma, linha, textura, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, entre outros) serão mobilizados de uma forma gradual, complexificados à medida que os alunos intensificam e alargam as experiências de aprendizagem, aplicam, sistematizam e transformam os conhecimentos em vivências com significado. De acordo com esta perspetiva, estes conhecimentos podem continuar a ser desenvolvidos em ciclos posteriores, acautelando-se o princípio de que à mesma idade cronológica pode não corresponder o mesmo nível de desenvolvimento. Alguns professores do 1º ciclo referem frequentemente a necessidade de aprender para poderem incentivar e/ou desenvolver a criatividade e a imaginação bem como a compreensão do fenómeno artístico no passado e nas sociedades contemporâneas nos seus alunos. O alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, despertando, ao longo do processo de aprendizagem, o gosto pela apreciação e fruição das diferentes circunstâncias culturais e o objetivo final do Curso.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Pretende-se que os professores no final do Curso sejam capazes de desenvolver com os seus alunos o que está previsto nas AE ao nível da: Apropriação e reflexão; Interpretação e comunicação experimentação e criação
Conteúdos
Universos visuais Linguagem elementar das artes visuais Símbolos e dos sistemas de comunicação visual Técnicas de expressão Ex: escultura- maqueta- fotografia- tecelagem- barro -…
Metodologias
Para a implementação das diferentes áreas a desenvolver, para além, dos formadores responsáveis , serão convidados especialistas que farão o acompanhamento dos formandos. Em cada sessão serão explicitadas as conceções pedagógicas e específicas para que as atividades práticas a desenvolver sejam portadoras de significado para os formandos. O objetivo é saberem os fundamentos teóricos de cada atividade em que vão participar e aplica-los em contexto . No final de cada sessão os formandos serão sempre convidados a apresentar oralmente algumas ideias já desenvolvidas na prática. Assim, possibilitar-se-á que reflictam sobre o que fazem e apresentam também algumas dúvidas
Avaliação
Avaliação na escala de 1 a 10 de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC e com os seguintes critérios: Motivação e participação- 30% Produção de trabalhos e/ou materiais - 40 % Reflexão crítica -30%
Modelo
Avaliação pelos formandos, através de inquérito/questionário a fim de obter um feedback da acção; Relatório crítico e descritivo do Formador.
Bibliografia
Perfil dos alunos à Saída da escolaridade obrigatória Aprendizagem essenciais- Educação Artística Artes Visuais ANDRÉ, José Maria. (1999). De uma Educação pela Arte a uma Ecologia dos afectos. In: Cadernos APEV. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual ABAD, Javier. (2009). Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano, in L. Jiménez, I. Aguirre y L. G. Pimentel (eds.). Educación artística, cultura y ciudadanía. Madrid: oei/Fundación Santillana BERGER, Johon. ( 1996). Modos de Ver. Lisboa: Edições 70
Observações
PASTA - Nº 24-2021 Separador 7
Formador
Carlos Pedro Sousa Gordinho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-01-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-04-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 27-04-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-05-2021 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-05-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |