75

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR turma T1

Apresentação

I Medida de promoção do sucesso escolar/Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Princípios e valores da Educação Inclusiva e da não-discriminação na escola; Resiliência docente e discente, Educação Inclusiva e Não-Discriminação nas Escolas; II Aprendizagem da técnica de Meditação Transcendental em contexto escolar; Validação científica do programa Educação para o sucesso escolar, resiliência e bem-estar geral dos alunos Compreensão dos efeitos na mente e no corpo. Prática do Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – Atenção às experiências dos alunos III Benefícios da Meditação Transcendental (MT) cientificamente validados; Princípios e prática correta de Meditação Transcendental (MT); Mecanismos de eliminação natural de tensões e de stress proporcionados pela prática regular da Meditação Transcendental (MT); Os efeitos da Meditação Transcendental na saúde: mente e corpo e nos relacionamentos pessoais e profissionais; Evidências científicas da correlação entre a prática da Meditação Transcendental e a melhoria dos resultados escolares dos alunos; Evidências científicas da prática, da correlação entre a prática regular da técnica de Meditação Transcendental e a aprendizagem escolar; Meditação Transcendental e melhoria no uso da capacidade mental, memória, melhoria do comportamento dos alunos e aprendizagem; IV Acompanhamento e monitorização dos alunos na prática de Meditação Transcendental/Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – As dúvidas dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Anexo(s)

Observações

A ACD insere-se na medida de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário Tempo de Silêncio, tempo de desenvolvimento pessoal e social, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar. A medida visa o desenvolvimento harmonioso dos alunos e promover o sucesso escolar.

Exclusivo a professores do Agrupamento Alberto Iria

Formador

Roque Rodrigues Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2021 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 04-01-2021
Fim: 08-01-2021
Acreditação: Registo 64. CD nº28 24/02/2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: None