MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR turma T1
Apresentação
I Medida de promoção do sucesso escolar/Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Princípios e valores da Educação Inclusiva e da não-discriminação na escola; Resiliência docente e discente, Educação Inclusiva e Não-Discriminação nas Escolas; II Aprendizagem da técnica de Meditação Transcendental em contexto escolar; Validação científica do programa Educação para o sucesso escolar, resiliência e bem-estar geral dos alunos Compreensão dos efeitos na mente e no corpo. Prática do Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – Atenção às experiências dos alunos III Benefícios da Meditação Transcendental (MT) cientificamente validados; Princípios e prática correta de Meditação Transcendental (MT); Mecanismos de eliminação natural de tensões e de stress proporcionados pela prática regular da Meditação Transcendental (MT); Os efeitos da Meditação Transcendental na saúde: mente e corpo e nos relacionamentos pessoais e profissionais; Evidências científicas da correlação entre a prática da Meditação Transcendental e a melhoria dos resultados escolares dos alunos; Evidências científicas da prática, da correlação entre a prática regular da técnica de Meditação Transcendental e a aprendizagem escolar; Meditação Transcendental e melhoria no uso da capacidade mental, memória, melhoria do comportamento dos alunos e aprendizagem; IV Acompanhamento e monitorização dos alunos na prática de Meditação Transcendental/Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – As dúvidas dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Anexo(s)
Observações
A ACD insere-se na medida de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário Tempo de Silêncio, tempo de desenvolvimento pessoal e social, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar. A medida visa o desenvolvimento harmonioso dos alunos e promover o sucesso escolar.
Exclusivo a professores do Agrupamento Alberto Iria
Formador
Roque Rodrigues Antunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-01-2021 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |