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A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA turma T1

Apresentação

Esta ação se enquadra no plano de atividade do Centro de Formação. O seu contributo será um facilitador para a promoção da saúde mental na comunidade educativa. Considera-se tratar-se de uma ação inovadora, tendo em conta a sua especificidade e o público a que se destina . Considera-se que esta ação é importante para este público, atendendo ao papel direto/ativo/relevante que estes profissionais apresentam junto das crianças e respetivas famílias, sendo também um importante contributo para a Educação Inclusiva. Através desta ação iremos contribuir para dotar os destinatários de conhecimento específico sobre formas de OBSERVAR O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS. Deste modo estamos a contribuir para melhor identificação e gestão de INTERVENÇÕES PRECOCES NA INFÂNCIA, TAIS COMO PRECONIZADAS PELO SISTEMA NACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA (SNIPI). Este tipo de ação reveste-se de grande relevância, na medida em que pretende promover A LITERACIA EM DESENVOLVIMENTO INICIAL E, CONSEQUENTEMENTE, POTENCIAR A INTERVENÇÃO PRECOCE COMO FATOR DE PREVENÇÃO DE AGRAVOS PARA AS CRIANÇAS E PARA AS FAMÍLIAS.

Destinatários

TSP - Técnico superior-psicólogo

Objetivos

Estudar a constituição psíquica - bases teóricas dos 0 aos 3 anos; Conhecer os biomarcadores do Desenvolvimento Típico para identificá-los nos bebés e crianças; Conhecer o que é a perturbação do Espectro Autismo; Aprender a aplicar instrumentos de rastreio e Conhecer estratégias de intervenção

Conteúdos

O que diz o Interacionismo de Vygotsky Cuidado ao longo da vida da criança Definição de Perturbações do Espectro do Autismo Os Biomarcadores e a Neuroplasticidade. A Intervenção

Início: 02-12-2025
Fim: 09-12-2025
Acreditação: DGAE/1604/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Faro -17h/20h em duas sessões

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