ABORDAGEM PEDAGÓGICA, DIDÁTICA E PRÁTICA AO TÉNIS ESCOLAR turma T1
Apresentação
O Ténis faz parte dos programas de Educação Física e é uma modalidade de grande aceitação no desporto escolar A utilização de metodologias de ensino totalmente adaptadas à realidade escolar, pressupõe um processo de ensino/aprendizagem simples e eficaz, que permita a qualquer aluno dominar os gestos básicos da modalidade. Pretendese principalmente ensinar através do jogo e permitir que o jogo seja uma componente da aula logo no início da aprendizagem. Esta ação tem por objectivo dotar os professores com a as competências necessárias para planear, organizar e executar aulas de Ténis no ambiente escolar, integradas ou não no programa curricular.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;.
Objetivos
- Dotar os formandos de competências práticas que lhes permitam adoptar procedimentos adequados para a exploração da prática do Ténis Escolar, permitindo-lhes desenvolver actividades pedagógicas e didácticas utilizando o formato a implementar na formação. - Tornar habitual a utilização desta atividade, de modo a que, nas planificações das actividades didáticas da Educação Física, os professores passem a inclui-la como prática para a realização de tarefas de ensino-aprendizagem.
Conteúdos
1.Caracterização do Ténis • Resumo histórico da modalidade e sua implantação no meio escolar, descriminando estratégias conseguidas e menos conseguidas; • Exigências técnicas do Ténis 2. Metodologia Específica • Níveis de ensino no Ténis; • Material adaptado e sua organização no meio escolar; 3. Estratégias de Implementação 4. Avaliação Final
Modelo
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se em duas dimensões. A primeira relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação, sendo considerado o nível de participação nas sessões e a realização das atividades propostas.
Observações
PASTA - Nº 19-2020 Separador 6 T1 PASTA - Nº 27-2023 Separador 5 T2
Formador
João António Lourenço Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-11-2020 (Terça-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |