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COMO AVALIAR E PROMOVER A FLUÊNCIA DE LEITURA? DA TEORIA À PRÁTICA turma T1

Apresentação

Atendendo à recente proposta do Ministério da Educação para a avaliação da fluência de leitura de todos os alunos do 2.º ano de escolaridade, torna-se necessário que os professores do 1.º ciclo aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Dotar os professores do 1º ciclo do conhecimento técnico necessário para avaliar e intervir na área da fluência leitora dos seus alunos.

Conteúdos

Conceito de fluência de leitura- velocidade, precisão e prosódia. Relevância da fluência para a competência leitora- consolidação dos processos automáticos como condição necessária para a leitura. Avaliação da fluência de leitura- instrumentos de avaliação e normas internacionais. Estratégias para o ensino da fluência de leitura- sugestões de atividades em grande grupo, em pequeno grupo e em contexto individual.

Formador

M Gabriela Velasquez

Verónica Adão Gomes

Início: 11-11-2025
Fim: 18-11-2025
Acreditação: 566 CD n.º 46 17.11.2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: On line