COMO AVALIAR E PROMOVER A FLUÊNCIA DE LEITURA? DA TEORIA À PRÁTICA turma T1
Apresentação
Atendendo à recente proposta do Ministério da Educação para a avaliação da fluência de leitura de todos os alunos do 2.º ano de escolaridade, torna-se necessário que os professores do 1.º ciclo aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar os professores do 1º ciclo do conhecimento técnico necessário para avaliar e intervir na área da fluência leitora dos seus alunos.
Conteúdos
Conceito de fluência de leitura- velocidade, precisão e prosódia. Relevância da fluência para a competência leitora- consolidação dos processos automáticos como condição necessária para a leitura. Avaliação da fluência de leitura- instrumentos de avaliação e normas internacionais. Estratégias para o ensino da fluência de leitura- sugestões de atividades em grande grupo, em pequeno grupo e em contexto individual.
Formador
M Gabriela Velasquez
Verónica Adão Gomes