72

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA NUMA SALA DE PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO turma T1

Apresentação

O MEM propõe-se construir, através da ação dos professores que o integram, a formação democrática e o desenvolvimento sociomoral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo escolar. Assim, os educandos responsabilizam-se por colaborarem com os professores no planeamento das atividades curriculares, por se interajudarem nas aprendizagens que decorrem de projetos de estudo, de investigação e de intervenção e por participarem na sua avaliação. Esta avaliação assenta numa negociação cooperada dos juízos de apreciação e do controlo dos objetivos assumidos nos planos curriculares coletivos e nos planos individuais de trabalho e de outros mapas e listas de verificação do trabalho de aprendizagem, que servem para registo e monitoragem do que se contratualizou em Conselho de Cooperação Educativa. É por esta vivência – pondo à prova os valores humanos que sustentam a justiça, a reciprocidade e a solidariedade – que a organização do trabalho e o exercício do poder partilhados virão a transformar os estudantes e os professores em cidadãos implicados numa organização em democracia direta. Simultaneamente, esta experiência de socialização democrática dos estudantes constitui o sustentáculo do trabalho do currículo nas turmas, entendidas como comunidades de aprendizagem, num envolvimento cultural motivador.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

A sintaxe do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

Anexo(s)

Observações

Pasta 22 ACD Separador 3

Formador

Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2020 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 18-11-2020
Fim: 18-11-2020
Acreditação: Registo 61 CD nº 27 10.12.2020
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ZOOM