716

CHATGPT PARA PROFESSORES turma T1

Apresentação

Os docentes do agrupamento têm manifestado um interesse crescente em conhecer melhor as potencialidades da inteligência artificial (IA) nas suas práticas pedagógicas. De facto, do levantamento de necessidades realizado no final do ano letivo anterior, resultou a manifestação de um interesse concreto pela IA, por parte de um elevado número de docentes de todos os departamentos. A dinamização desta ação contribuirá para “Melhorar as competências digitais dos professores”, um dos objetivos previstos no PADDE do agrupamento, na dimensão Tecnológica e Digital. Também será um contributo para a consolidação de práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento de competências tais como a autonomia e o pensamento crítico e que respondem à diversidade de ritmos, estilos e necessidades de aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial a lecionar no Agrupamento de Escolas João da Rosa

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial a lecionar no Agrupamento de Escolas João da Rosa. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Explorar as potencialidades desta ferramenta na educação, com exemplos práticos e uma visão sobre as possibilidades futuras da IA no apoio aos professores, abordando: • IA na Educação Moderna • Criar Planos de Aula • Criar Atividades Escolares • Inclusão e Adaptação Pedagógica na Sala de Aula • Diferenciação Pedagógica • Relatórios, Avaliação e Feedback • Desenvolvimento Profissional Contínuo • Extensões do ChatGPT para Professores

Observações

PASTA 34

Presencial - 3 horas – 16:00 / 19:00

Formador

Luís Manuel Agostinho Horta

Início: 05-11-2025
Fim: 05-11-2025
Acreditação: 564
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: E.B. 2,3 João da Rosa - Olhão

INSCREVER-ME