PROLITERACIAS: MEDIA E INFORMAÇÃO COM A BIBLIOTECA ESCOLAR turma T1
Apresentação
Com o crescimento da importância dos media, nomeadamente digitais, na vida atual, tornaram-se imprescindíveis a literacia mediática e a literacia da informação, competências conjuntas a que se tem dado grande destaque quer em Portugal, quer internacionalmente. Consciente dessa imprescindibilidade, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem publicado materiais de apoio para as bibliotecas trabalharem estas literacias, assim como, de forma transversal, a literacia digital. Iniciado este trabalho há vários anos, revela-se necessário que este assuma agora um caráter mais articulado, abrangente e contínuo, suportado por programas especificamente dedicados. Com o objetivo de promover e apoiar a criação e a implementação destes programas pelas escolas, os quais devem mobilizar os conhecimentos e capacidades, atitudes e valores no âmbito das literacias dos Media e da Informação, a RBE lançou a candidatura ProLiteracias: Media e Informação com a Biblioteca Escolar, programa posteriormente incluído no Plano Nacional de Literacia Mediática. Importa agora consolidar, através do presente curso de formação, as competências dos docentes que vão implementar estes programas nas escolas, sejam os professores bibliotecários, os docentes da equipa ou os docentes em geral, uma vez que este trabalho tem, necessariamente, de ser desenvolvido em colaboração.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Melhorar as competências dos formandos no ensino integrado das literacias digital, dos media e da informação. - Reforçar o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os docentes das diferentes áreas curriculares, com a implementação de metodologias ativas de ensino/ aprendizagem. - Dotar os formandos das competências necessárias para (re)desenhar, implementar e avaliar programas de literacias dos media e da informação nas suas escolas.
Conteúdos
Módulo 1 2 horas síncronas e 4 horas assíncronas 1. Literacia Mediática e da Informação: conceitos, relevância e referenciais; 2. Proliteracias: elaboração/ reelaboração de programas de literacia princípios gerais, pressupostos metodológicos, sustentabilidade, monitorização e divulgação. Módulo 2 6 horas síncronas (3 horas + 3 horas) 1. Literacia da informação: definição do tema e de perguntas de pesquisa; fontes de informação; estratégias de pesquisa; desinformação e análise crítica da informação; seleção e registo da informação relevante; tratamento e apresentação da informação; avaliação e questões éticas e legais no uso da informação. 2. Literacia dos media: as linguagens dos media; meios de comunicação social e novos media; desinformação; globalização; privacidade e segurança; participação on-line e liberdade de expressão; inteligência artificial. Módulo 3 3 horas síncronas 1. Apresentação dos programas de literacias de informação e media elaborados/ implementados pelos formandos e reflexão sobre aspetos a manter/ aperfeiçoar.
Metodologias
O curso tem formato e-learning, com a duração de 15 horas, divididas em 11 horas síncronas e 4 assíncronas ao longo de 5 sessões. Em todas as sessões, promover-se-á a reflexão crítica e a discussão, assim como a exploração de recursos disponíveis e a elaboração de cenários de aprendizagem no âmbito das literacias da informação e dos media, em articulação entre a biblioteca e as áreas curriculares.
Avaliação
Avaliação contínua - participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios críticos individuais dos formandos. A avaliação dos formandos será´ expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (Coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. (2.ª ed.). Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdfMartins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfWilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R. Akyempong, K. & Cheung, C. K. (2013). Alfabetização midiática e informacional: Currículo para formação de professores. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418Pereira, S., Pinto, M.& Madureira, E. (2023). Referencial de Educação para os Media. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/referencial-epm-versaoatualizada-12dez2023.pdf
Observações
Dossier Extra Candidatura
05/11 a 13/05
Formador
Anabela Gonçalves de Moura Baptista
Ana Carolina Ferreira da Cruz
Maria João Filipe
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |