MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR turma T1
Apresentação
A ACD insere-se no projeto Tempo de Silêncio, o qual procura promover o bem-estar, assim como ambientes favoráveis à aprendizagem e o desenvolvimento de competências como a resiliência e a autorregulação.
Destinatários
Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria - Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria - Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
I Medidas de promoção do sucesso escolar Princípios e valores da Educação Inclusiva e da não-discriminação na escola; Resiliência docente e discente, Educação Inclusiva e Não-Discriminação nas Escolas; II Aprendizagem da técnica de Meditação Transcendental em contexto escolar; Validação científica do programa Educação para o sucesso escolar, resiliência e bem-estar geral dos alunos Compreensão dos efeitos na mente e no corpo. Prática do Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – Atenção às experiências dos alunos III Benefícios da Meditação Transcendental (MT) cientificamente validados; Princípios e prática correta de Meditação Transcendental (MT); Mecanismos de eliminação natural de tensões e de stress proporcionados pela prática regular da Meditação Transcendental (MT); Os efeitos da Meditação Transcendental na saúde: mente e corpo e nos relacionamentos pessoais e profissionais; Evidências científicas da correlação entre a prática da Meditação Transcendental e a melhoria dos resultados escolares dos alunos; Evidências científicas da prática, da correlação entre a prática regular da técnica de Meditação Transcendental e a aprendizagem escolar; Meditação Transcendental e melhoria no uso da capacidade mental, memória, melhoria do comportamento dos alunos e aprendizagem; IV Acompanhamento e monitorização dos alunos na prática de Meditação Transcendental/Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – As dúvidas dos alunos.
Observações
Pasta 35
Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Formador
Roque Rodrigues Antunes
Paulo Côrte-Real
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 18:00 | 1:30 | Presencial |
| 2 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 16:30 - 17:30 | 1:00 | Presencial |
| 3 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 17:30 | 1:00 | Presencial |
| 4 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:00 | 1:30 | Presencial |
| 5 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 17:30 | 1:00 | Presencial |