DOMÍNIOS DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR EXEMPLOS DE OPERACIONALIZAÇÃO NO 1º CICLO turma T1
Apresentação
Está amplamente comprovado que a aprendizagem (conhecimentos, competências e atitudes) tem maiores probabilidades de ocorrer quando se torna significativa, ou seja, quando os alunos conseguem atribuir significados e/ou estabelecer uma relação entre o conhecimento e as suas vivências quotidianas/mundo que os rodeia. É possível desenvolver competências comuns de natureza transversal, sobretudo ao nível das atitudes e dos procedimentos, a partir do trabalho que ocorre nas diferentes disciplinas, envolvendo uma relação entre o conhecimento e questões familiares dos alunos (sociais, ambientais, económicas, …) Promover a articulação entre áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular (DAC) é assim de extrema importância, na medida que favorece contextos de aprendizagem mais enriquecedores e significativos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do Ensino Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do Ensino Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Domínios de articulação curricular - exemplos de operacionalização no 1ºciclo. • DAC no 1º ciclo – Que novidade? • Exemplos do desenvolvimento de projetos em contexto de articulação curricular; • Planificação de um projeto em contexto de articulação curricular.
Anexo(s)
Observações
Pasta 21 ACD Separador 3
Formador
Ana Cristina Nogueira Tendinha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-11-2020 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |