709

UMA ESPÉCIE DE ESPAÇO DAS COISAS DESIGUAIS turma T1

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Planos Culturais de Escola (PCE) enfatiza que o espaço seja, todo ele, território educativo e que a programação em colaboração seja uma constante. Ao articular a educação e a cultura, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Para além disso, as artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. Se pensarmos nos espaços culturais enquanto territórios educativos, a experiência de visitar uma galeria de arte/espaço cultural, será decerto, um momento importante de aprendizagem, se trabalhado metodologicamente, tendo em vista uma determinada intenção. Esta curta formação pretende então promover um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente em propostas que mobilizam diferentes linguagens expressivas, permitindo novos olhares e possibilidades para as práticas pedagógicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Aproximar as escolas de um espaço cultural local; Ampliar a experiência de uma visita a um espaço cultural; Pensar (n)outros territórios educativos; Aprofundar a relação com as obras de arte; Construir possibilidades metodológicas para abordar os currículos a partir das obras de arte/espaço; Valorizar a fruição e a criação como veículo para a aprendizagem curricular e para o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; Considerar um espaço cultural como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas.

Conteúdos

Relação do corpo com o espaço, os outros e a obra de arte; As biografias pessoais na sua relação com as obras de arte e os conteúdos programáticos; Criação a partir de diversos estímulos; Construção de narrativas, conceitos e formas, a partir da observação de obras; Criação coletiva de objetos artísticos; Criação de possibilidades de ensino/aprendizagem; Sensibilidade estética e pensamento divergente.

Formador

Inês Amaral Férin

Ana Bela Conceição

Início: 10-10-2025
Fim: 17-10-2025
Acreditação: 551
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Museu Municipal das 15h às 18h

INSCREVER-ME