STEAM NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR turma T1
Apresentação
A abordagem STEAM tem vindo a consolidar-se como uma metodologia pedagógica inovadora e integradora, promovendo competências essenciais para o século XXI como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas (Yakman & Lee, 2012; Alcaraz-Domínguez & Molas-Castells, 2024). Em contexto pré escolar, estimula a curiosidade natural das crianças através da experimentação e de projetos, alinhada com teorias construtivistas (Kim et al., 2020). Este curso articula-se com o projeto ERASMUS+ “STEAME Teacher Facilitators Academy” e é promovido integrando a investigação de mestrado “STEAM na Educação Pré-Escolar: Conhecimentos, Práticas e Perspetivas de Desenvolvimento Profissional”.
Destinatários
Educadores de Infância;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;.
Objetivos
Objetivo Geral - Promover o conhecimento e a capacitação dos educadores para a integração da abordagem STEAM na sua prática na Educação Pré-Escolar. - Conhecer os fundamentos da metodologia STEAM, incluindo os seus princípios, componentes (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a sua relevância para o desenvolvimento global das crianças na educação pré-escolar. - Explorar orientações pedagógicas e práticas para a implementação da abordagem STEAM, com base em referenciais nacionais e internacionais (e.g., Quadro de Competências para Professores STEAME), respeitando os interesses, ritmos e contextos das crianças. - Desenvolver estratégias e exemplos práticos de operacionalização da metodologia STEAM, através da criação de propostas de atividades integradoras e interdisciplinares adaptadas ao quotidiano dos contextos de educação pré-escolar. Objetivos Específicos 1.Introdução à metodologia STEAM: origem, princípios, potencialidades no desenvolvimento global da criança. 2.Orientações para a implementação na Educação de Infância: documentos de referência (OCEPE, Perfil do Aluno, Competence Framework), papel do educador, ambientes de aprendizagem, importância do jogo e do trabalho por projetos. 3.Competence Framework para facilitadores de projetos STEAME: análise das competências e sua aplicação em contexto. 4.Exemplos práticos: atividades integradoras e interdisciplinares (ex.: design thinking em EPE, ciência fora da sala de aula, realidade aumentada em experiências de investigação).
Conteúdos
1.Introdução à metodologia STEAM: origem, princípios, potencialidades no desenvolvimento global da criança. 2.Orientações para a implementação na Educação de Infância: documentos de referência (OCEPE, Perfil do Aluno, Competence Framework), papel do educador, ambientes de aprendizagem, importância do jogo e do trabalho por projetos. 3.Competence Framework para facilitadores de projetos STEAME: análise das competências e sua aplicação em contexto. 4.Exemplos práticos: atividades integradoras e interdisciplinares (ex.: design thinking em EPE, ciência fora da sala de aula, realidade aumentada em experiências de investigação).
Observações
Esta oferta encontra-se inserida numa investigação do Mestrado de Ciências da Educação da Universidade do Algarve “STEAM na Educação Pré-Escolar: Conhecimentos, Práticas e Perspetivas de Desenvolvimento Profissional”, bem como no projeto ERASMUS+ “STEAME Teacher Facilitators Academy”. Para mais informações, contactar a Prof.ª Doutora Cátia Martins (csmartins@ualg.pt)
Formador
Cátia Sofia Martins
Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus