X ENCONTRO PARTILHAR LEITURAS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM ALMA - HUMANISMO NA ERA DIGITAL turma T1
Apresentação
As bibliotecas têm vindo a consolidar o seu papel nas comunidades, reforçando o seu contributo para a aprendizagem, o acesso à informação e o desenvolvimento das múltiplas literacias. Hoje, mais do que nunca, esse papel ganha uma nova dimensão com a emergência da Inteligência Artificial (IA), que levanta desafios, mas também oferece oportunidades únicas de inovação e transformação. O X Encontro Partilhar Leituras 2025 – Inteligência Artificial com alma: Humanismo na Era Digital pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre a forma como as bibliotecas podem integrar a IA de forma ética, crítica e criativa, afirmando-se como agentes promotores de conhecimento, pensamento autónomo e inclusão. Reunindo profissionais e especialistas das áreas da educação, tecnologia, biblioteconomia e artes, este encontro propõe-se a explorar o papel das bibliotecas na construção de ambientes de aprendizagem mais sustentáveis, flexíveis e centrados no ser humano, onde a tecnologia é colocada ao serviço da inteligência coletiva, da empatia e da curiosidade. Para além das conferências e painéis temáticos, o encontro contará com workshops práticos, momentos de networking e de troca de experiências, incentivando a colaboração entre participantes e a reflexão conjunta sobre o futuro das bibliotecas num mundo cada vez mais digital. Acreditamos que este encontro será uma oportunidade para inspirar novas abordagens, estratégias e práticas, que contribuam para que as bibliotecas se afirmem como espaços inovadores, sustentáveis e profundamente humanos, mesmo na era da inteligência artificial.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- Compreender criticamente o paradigma da Inteligência Artificial e a sua relação com o humanismo, analisando os impactos éticos, sociais e culturais da dualidade entre tecnologia e valores humanos no contexto educativo e cultural. - Explorar os desafios e oportunidades da IA em bibliotecas e espaços educativos, identificando estratégias de integração que potenciem a mediação da leitura, a curadoria da informação e a construção colaborativa do conhecimento. - Aplicar ferramentas de inteligência artificial generativa de forma criativa e responsável, reconhecendo a sua influência na arte, na criação cultural e na prática pedagógica, de modo a promover experiências inovadoras e humanizadas de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
- O paradigma da IA; - A dualidade entre humanismo e tecnologia no contexto atual; - Os desafios e oportunidades da IA nas bibliotecas; - A disrupção provocada pela IA nas artes e na criação cultural; - O uso de ferramentas de inteligência generativa no apoio à mediação da leitura, à curadoria da informação e à construção do conhecimento
Observações
Documentação na pasta 34 - Ações de curta duração
Formador
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota
Anabela Gonçalves de Moura Baptista