704

X ENCONTRO PARTILHAR LEITURAS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM ALMA - HUMANISMO NA ERA DIGITAL turma T1

Apresentação

As bibliotecas têm vindo a consolidar o seu papel nas comunidades, reforçando o seu contributo para a aprendizagem, o acesso à informação e o desenvolvimento das múltiplas literacias. Hoje, mais do que nunca, esse papel ganha uma nova dimensão com a emergência da Inteligência Artificial (IA), que levanta desafios, mas também oferece oportunidades únicas de inovação e transformação. O X Encontro Partilhar Leituras 2025 – Inteligência Artificial com alma: Humanismo na Era Digital pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre a forma como as bibliotecas podem integrar a IA de forma ética, crítica e criativa, afirmando-se como agentes promotores de conhecimento, pensamento autónomo e inclusão. Reunindo profissionais e especialistas das áreas da educação, tecnologia, biblioteconomia e artes, este encontro propõe-se a explorar o papel das bibliotecas na construção de ambientes de aprendizagem mais sustentáveis, flexíveis e centrados no ser humano, onde a tecnologia é colocada ao serviço da inteligência coletiva, da empatia e da curiosidade. Para além das conferências e painéis temáticos, o encontro contará com workshops práticos, momentos de networking e de troca de experiências, incentivando a colaboração entre participantes e a reflexão conjunta sobre o futuro das bibliotecas num mundo cada vez mais digital. Acreditamos que este encontro será uma oportunidade para inspirar novas abordagens, estratégias e práticas, que contribuam para que as bibliotecas se afirmem como espaços inovadores, sustentáveis e profundamente humanos, mesmo na era da inteligência artificial.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

- Compreender criticamente o paradigma da Inteligência Artificial e a sua relação com o humanismo, analisando os impactos éticos, sociais e culturais da dualidade entre tecnologia e valores humanos no contexto educativo e cultural. - Explorar os desafios e oportunidades da IA em bibliotecas e espaços educativos, identificando estratégias de integração que potenciem a mediação da leitura, a curadoria da informação e a construção colaborativa do conhecimento. - Aplicar ferramentas de inteligência artificial generativa de forma criativa e responsável, reconhecendo a sua influência na arte, na criação cultural e na prática pedagógica, de modo a promover experiências inovadoras e humanizadas de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

- O paradigma da IA; - A dualidade entre humanismo e tecnologia no contexto atual; - Os desafios e oportunidades da IA nas bibliotecas; - A disrupção provocada pela IA nas artes e na criação cultural; - O uso de ferramentas de inteligência generativa no apoio à mediação da leitura, à curadoria da informação e à construção do conhecimento

Observações

Documentação na pasta 34 - Ações de curta duração

Formador

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 10:00 - 17:00 7:00 Presencial
Início: 14-10-2025
Fim: 14-10-2025
Acreditação: 544 CD n.º 46 17.11.2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Faro entre as 9h30 e as 17h30