70

APOIO TUTORIAL ESPECÍFICO turma T1

Apresentação

O Apoio Tutorial Específico (ATE) é uma medida de promoção do sucesso educativo implementada no ano letivo 2016 / 2017 ao abrigo do Despacho Normativo 4A/2016. A metodologia de trabalho inerente ao ATE entronca nos processos de tutorias e teorias autorregulatórias. Tais propostas de trabalho visam colocar o aluno no centro do processo de ajuda, proporcionando-lhe ferramentas educativas para ajudá-lo, numa primeira fase, a conhecer as suas dificuldades e numa etapa posterior a utilizar os conhecimentos adquiridos para superar as suas lacunas. A ação acima descrita tem como objetivo dotar os docentes de conhecimentos teóricos relativos aos processos autorregulatórios do conhecimento. Os normativos legais em vigor para este novo ano letivo, nomeadamente a criação dos processos de mentoria evidenciam a importância da formação docente nessas áreas de trabalho.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

- Contextualização do Apoio Tutorial específico (Despacho Normativo; Operacionalização da medida na escola; Objetivos; Aspetos a trabalhar com os alunos; - Articulação e colaboração com órgãos intermédios e diferentes entidades escolares (Diretores de Turma; Conselho de Turma; Educação especial; GAAF; SPO; Encarregados de Educação; …); - Autorregulação das aprendizagens / autoconhecimento e metacognição no âmbito do Apoio Tutorial específico; - Aplicação das teorias autorregulatórias no âmbito do Apoio Tutorial específico – vantagens e possíveis constrangimentos.

Anexo(s)

Observações

Pasta 21 ACD Separador 2

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-11-2020 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 11-11-2020
Fim: 11-11-2020
Acreditação: Registo 59 CD nº27 10.12.2020
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: None