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INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES PARA A EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LED turma 1

Apresentação

A proposta desta ação, totalmente prática e presencial, insere-se de forma estratégica no plano de atividades da entidade proponente, contribuindo para os seguintes objetivos: 1. Capacitação Profissional: Proporcionar formação contínua aos Docentes, capacitando-os para o uso efetivo das ferramentas e recursos digitais disponíveis nos LED. 2. Inovação Pedagógica: Apoiar a implementação de novas práticas pedagógicas para atender às solicitudes da sociedade atual. 3. Inclusão e Equidade Digital: Garantir que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades com recurso a soluções digitais acessíveis e inclusivas. 4. Ligação entre Educação e Futuro: Modernizar o ensino e a aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para enfrentar novos desafios. Ao desenvolver esta ação, pretende-se reforçar o papel dinamizador de mudança positiva na educação, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e a inovação educativa.

Destinatários

Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Domínio Técnico: Ensinar os Docentes a utilizar as ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis nos LED, incluindo softwares, hardwares e plataformas digitais. Inovação Pedagógica: Desenvolver competências para a implementação de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, gamificação e ensino presencial, com suporte das tecnologias digitais. Inclusão e Acessibilidade: Fomentar o uso de práticas educativas inclusivas e acessíveis, com recurso aos LED, para atender às necessidades dos diferentes perfis dos alunos. Colaboração e Criatividade: Incentivar a criação de cenários de aprendizagem nos LED, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e o pensamento crítico nos alunos. Sustentabilidade e Eficiência: Promover a utilização sustentável e ética dos recursos tecnológicos nos LED, incentivando práticas responsáveis no uso de tecnologias educativas. Desenvolvimento Contínuo: Apoiar a construção de planos de formação contínua, garantindo a atualização constante dos participantes em relação às inovações tecnológicas e pedagógicas

Conteúdos

1. Introdução aos Laboratórios de Educação Digital (LED) 2. Manuseamento dos Kits 3. Implementação de Aulas com os Kits 4. Gestão e Manutenção dos Kits 5. Aplicação Prática: Criação de cenários de aprendizagem 6. Encerramento e Feedback

Metodologias

1. Metodologia da Aprendizagem Ativa • Objetivo: Envolver os formandos no processo de aprendizagem, incentivando-os a aprender fazendo, por meio da utilização direta dos kits no LED 2. Metodologia da Gamificação • Objetivo: Envolver os formandos por meio de jogos e desafios, promovendo a aprendizagem de forma divertida e interativa 3. Metodologia da Colaboração • Objetivo: Estimular o trabalho em equipa e a colaboração entre os formandos, para que possam aprender com os outros e partilhar experiências sobre a utilização dos kits 4. Metodologia de Ensino Prático • Objetivo: Capacitar os formandos por meio da prática intensiva, garantindo que saibam manusear os kits com confiança e habilidade para sua aplicação 5. Metodologia de Feedback Contínuo • Objetivo: Proporcionar uma avaliação constante, onde os formandos recebem o retorno sobre seu desempenho e desenvolvimento ao longo da formação. 6. Metodologia da Reflexão • Objetivo: Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem, incentivando os formandos a pensar sobre como utilizar os conhecimentos adquiridos em sua prática educativa.

Avaliação

1. Avaliação Contínua Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos ao longo da ação. 2. Avaliação Prática Objetivo: Avaliar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, focados no manuseio dos kits e no desenvolvimento de aulas. 3. Avaliação Formativa Objetivo: Avaliar a evolução do formando ao longo da ação, com ênfase no seu desenvolvimento contínuo. 4. Avaliação Final - Projeto do Cenário de Aprendizagem Objetivo: Avaliar a capacidade do formando de aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso na criação de um cenário de aprendizagem 5. Feedback Final No final do curso, o formador fornecerá um feedback final individualizado, destacando pontos fortes e áreas de melhoria com base no desempenho durante as atividades práticas, no projeto final, e na participação nas avaliações contínuas. Avaliação Final - Peso das Atividades 1 - Atividades práticas, participação e cumprimento dos prazos: 30% 2 - Qualidade e adequação do projeto, cenário de aprendizagem ou instrumento pedagógico desenvolvido: 50% 3- Apreciação da reflexão crítica individual 20%

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (DGE). Laboratórios de Educação Digital (LED): Página Oficial. Disponível em: https://led.dge.medu.pt. Este portal oficial fornece informações detalhadas sobre os objetivos, implementação e recursos relacionados aos LED em Portugal.NAU - Sempre a Aprender. Curso: Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa. Disponível em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/laboratorios-de-educacao-digital-cenarios-de-aprendizagem-ativa. Este curso online aborda os propósitos pedagógicos dos LED e explora cenários de aprendizagem para o desenvolvimento de competências digitais.Pereira, A. S., & Fillol, J. (2020). Educação e Tecnologias Digitais: Teorias, Práticas e Desafios. Lisboa: Edições Sílabo. Este livro discute as teorias e práticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais no contexto educativo, oferecendo uma visão atualizada dos desafios e oportunidades.Silva, B. D., & Gomes, L. M. (2019). Inovação Pedagógica com Tecnologias Digitais. Porto: Porto Editora. A obra apresenta estratégias de inovação pedagógica através do uso de tecnologias digitais, alinhando-se aos objetivos dos LED. Estes recursos proporcionarão uma base sólida para compreender e implementar práticas educativas inovadoras utilizando os Laboratórios de Educação Digital.Barreto, R. G. (2019). Gamificação na educação: Estratégias inovadoras para engajar os alunos. Lisboa: Edições Sílabo. Tem o foco na aplicação da gamificação em contextos educacionais, com exemplos de ferramentas digitais.

Observações

PASTA 11 - Algarve 2030 T1 e T2

01/10/2025 - 17h00 3h 08/10/2025 - 17h00 3h 15/10/2025 - 17h00 3h 22/10/2025 - 17h00 3h 29/10/2025 - 17h00 3h 05/11/2025 - 17h00 3h 19/11/2025 - 17h00 3h 26/11/2025 - 17h00 4h

Formador

Emanuel Fernandes Bettencourt dos Santos

Rui Manuel Sabino Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 15-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 22-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
6 05-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 12-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 01-10-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134130/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes - Olhão- LED