OS PADDE EM PARTILHA 24-25 turma 1
Apresentação
No âmbito das aprendizagens ativas, da transição digital e, dando seguimento ao trabalho realizado pelos Agrupamentos, no contexto dos PADDE, alguns docentes irão, ao longo do ano, partilhar o seu uso de aplicações e plataformas, com vista ao desenvolvimento profissional, à melhoria do ensino, à troca de experiências, à economia de tempo que acarreta, ao aprimoramento de metodologias,ao experienciar novas estratégias e recursos, ao fomento à inovação e à promoção de uma cultura de cooperação entre agrupamentos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover a troca de experiências: Incentivar os agrupamentos a partilharem as suas experiências e boas práticas no uso de apps, destacando as mais eficazes no dia a dia escolar. 2. Explorar novas ferramentas digitais: Apresentar e explorar apps inovadoras que possam ajudar na organização, avaliação, comunicação ou motivação dos alunos. 3. Incentivar a colaboração entre colegas de agrupamentos diferentes: Criar um ambiente de colaboração, onde os professores possam aprender uns com os outros e construir uma rede de suporte. 4. Aumentar a eficiência no trabalho docente: Identificar apps que ajudem a poupar tempo e a simplificar tarefas administrativas, como planificação de aulas, gestão de avaliações e feedback aos alunos. 5. Fomentar a integração de tecnologia na prática pedagógica: Demonstrar como as ferramentas digitais podem ser integradas de forma prática e eficaz na sala de aula para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. 6. Desenvolver competências digitais: Capacitar os professores no uso de tecnologia. 7. Criar no Moodle do Centro de Formação da Ria Formosa um espaço próprio dedicado às Partilhas Digitais: Durante a formação incentivar à criação e manutenção de um repositório colaborativo de recursos originais criados pelos formandos destinados, em última instância, à prática letiva.
Conteúdos
“Construção da nova página da Escola Digitalis” (Zélia Rosão e Bruno Gonçalves); “O digital na Educação Física” (Nelson Brito); “Realidade Aumentada na Sala de Aula” (Magda Dias) – AE Pinheiro e Rosa " (Luís Horta e Paula St. Aubyn) - AE João de Deus “Resultados Imediatos com o Formative” (Alexandra Fernandes) – AE Tomás Cabreira; “Atividades STEM no âmbito os cursos profissionais de Informática” (Emanuel Santos e Rui Soares) – AE Francisco Fernandes Lopes e “A Biblioteca Escolar e o desenvolvimento do PADDE” – AE Alberto Íria
Observações
Documentação na pasta 33- Ações de curta duração
Formador
Eurico Manuel do Nascimento Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
3 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Online síncrona |