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A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: Pontes para a inclusão e construção da paz em contexto escolar turma T1

Apresentação

O conflito faz parte da vida e do dia a dia das escolas, no entanto, na maior parte das vezes é avaliado pelos seus resultados mais negativos, como exemplo a violência, bullying e indisciplina, e ao ser encarado desta forma, conduz de imediato a reações, sanções, sem que o conflito em si seja realmente ultrapassado e restaurado. Pretende-se lidar com o conflito no ambiente escolar, possibilitando que todos os intervenientes possam desempenhar um papel responsável e ativo na resolução efetiva dos seus problemas. Torna-se pertinente desenvolver competências e estratégias de resolução de conflitos que permitam melhorar a comunicação, a cooperação, trabalhar a confiança e prevenir futuros conflitos, com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão de todos aqueles que vivem a realidade “escola”. Com esta formação pretende-se, sensibilizar e capacitar os professores e outros agentes educativos para a importância da mediação em contexto escolar, através da promoção de competências básicas de resolução de conflito. Desta forma pretende-se introduzir no processo educativo ações que implicam a aprendizagem de competências que passam pelo saber ser, saber estar, saber fazer e aprender a aprender de forma cooperativa, inclusiva, criando assim as pontes para a inclusão e construção da paz em contexto escolar.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Identificar diversos aspetos do conflito no contexto escolar; - Reconhecer a importância da mediação em contexto escolar como estratégia de resolução de conflitos e promoção da inclusão; - Desenvolver competências de aplicação de práticas restaurativas em contexto escolar; - Enquadrar o fenómeno da violência em contexto escolar; - Fomentar a reflexão sobre as diferentes abordagens na resolução dos conflitos e o papel do mediador; - Adquirir conhecimentos e capacidades relativos à gestão positiva e mediação de conflitos; - Desenvolver capacidades práticas de comunicação e de gestão de emoções; - Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador; - Adquirir conhecimentos sobre programas de mediação em contexto escolar.

Conteúdos

A escola como espaço de conflitos – 3h Apresentação do curso - expectativas e motivação; O conflito no contexto escolar; Estilos de gestão de conflitos Modelos de gestão e resolução de conflitos – 1h A mediação no âmbito escolar – 5h Conflito em Contexto Escolar (tipologia do conflito; especificidades do contexto escolar; violência e bullying; gestão de emoções); Objetivos da mediação; Vantagens e utilidade da mediação para a escola; Técnicas de resolução de problemas O mediador de conflitos na escola – 3h A intervenção como base no diálogo; Importância da criatividade; A mediação entre pares: o aluno mediador; O professor mediador As técnicas de mediação e as suas fases – 8h O processo de mediação escolar; Estratégias de comunicação a aplicar em sala de aula e na resolução de problemas;Técnicas para a escuta ativa ; Gestão de emoções; Promoção de intervenção inclusiva e cooperativa; Prática de mediação (em contexto de sala de aula/gabinete) ; Introdução aos diálogos restaurativos A implementação de mediação de conflitos na escola – 5h Programas de mediação em contexto escolar

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação quantitativa dos formandos terá incidência nos seguintes parâmetros/ indicadores: 1- Processo de Formação (ponderação 25%): 2- Produto da Formação (ponderação 60%): 3- Reflexão Final (ponderação 15%):

Bibliografia

Vezzulla, J. C. (2005), Mediação, Teoria e Prática. Guia para Utilizadores e Profissionais, 2.ª edição, Ministério da Justiça de Portugal.Pinto da Costa, E. (2019). Mediação de conflitos na Escola: da teoria à prática. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.Vezzulla, J. C. (2006), Adolescentes, Família, Escola e Lei: A Mediação de Conflitos, Ministério da Justiça de Portugal.Alzate, R. (2005). Resolução de Conflitos: Transformação da Escola. Aprender a partir do Conflito. E. Vinyamata. Porto Alegre, Artmed: 51-63.Pereira, F. (Org.) (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação – Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular,

Observações

06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 06-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 13-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial 20-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial

Formador

Luís Miguel Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 06-02-2025
Fim: 27-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130578/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Santo António sala 9