ESCOLA CIÊNCIA VIVA ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM STEAM turma T1
Apresentação
É necessário estabelecer e reforçar o desenvolvimento de um Currículo adequado ao Século XXI, às novas tecnologias, à globalização e às novas competências exigidas ao cidadão comum. A sala de aula tradicional já não responde às necessidades da geração atual. Os professores sentem necessidade de evoluir no sentido de preparar adequadamente os seus alunos para esta realidade e para corresponder às expectativas do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. A componente experimental dos programas das áreas da matemática, ciências, engenharias, artes e tecnologias relevam a necessidade de fomentar o desenvolvimento de competências que permitam a aplicação das novas metodologias relacionadas com a execução de projetos, individuais ou em grupo, que podem ser realizados nas escolas e que requerem também a capacitação dos professores para estarem à altura destes desafios. Neste Curso de Formação, a utilização da metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education) e das tecnologias no ensino/aprendizagem implicará a exploração de atividades pedagógico-didáticas de interligação entre saberes de diversas disciplinas, em trabalhos de projeto, permitindo capacitar os alunos para a resolução de problemas específicos do dia-a-dia e fomentando a motivação para a aprendizagem. Este Curso de Formação pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam a implementação de processos de ensino/aprendizagem inter e transdisciplinar, com especial enfoque no bem estar ecológico, juntamente com as artes humanas, como forma de promover a consciência da sustentabilidade. Esta metodologia é uma estratégia de resolver problemas do quotidiano, através de uma abordagem investigativa.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
Este curso tem como principais objetivos: - Participar ativamente na organização e realização do projeto nacional Escola Ciência Viva no Centro Ciência Viva do Algarve; - Conhecer e aplicar a metodologia IBSE, baseada nos princípios de escola aberta/laboratório vivo, fundamentada num ecossistema de aprendizagem STEAM; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1º ciclo; - Refletir sobre práticas pedagógicas, nomeadamente: trabalho prático experimental, atividades cooperativas de aprendizagem e aplicações informáticas em sala de aula.
Conteúdos
Etapa 1 (2,5 horas) - Escola Ciência Viva para professores e alunos; - A metodologia IBSE no ensino das Ciências, baseada nos princípios da escola aberta/ laboratório vivo, em cenários de aprendizagens STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). Etapa 2 (20 horas) - Atividades com turma 4º ano: Módulo I - Hidrosfera e Biosfera (4,0 horas) Módulo 2 Litosfera e Atmosfera (4,0 horas) Módulo 3 Sustentabilidade e Energia (4,0 horas) Módulo 4 Sustentabilidade e Recursos (4,0 horas) - Módulo 5 Sustentabilidade e Clima (2,0 horas) - Projeto do Formando discussão e avaliação (2,0 horas) Etapa 3 (2,5 horas) - Avaliação de projetos
Metodologias
1. Uma componente presencial teórico-prática, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos (2,5 horas presenciais). 2. Uma componente presencial prática, individual, durante a semana em que o docente participa com a sua turma no projeto Escola Ciência Viva, com acompanhamento dos formadores (20 horas presenciais). 3. O curso terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial, das metodologias e materiais implementados na prática pedagógica com os alunos (2,5 horas presenciais). Todos os materiais necessários serão disponibilizados pelo Centro Ciência Viva do Algarve.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: a) Participação na ação (presença obrigatória em 2/3 das sessões) 40% b) Aula desenvolvida com os alunos pela metodologia IBSE 40% c) Trabalhos/produtos desenvolvidos (plano de aula e relatório crítico) 20% Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Bibliografia
Martins, G., et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/per fil_dos_alunos.pdfMartins, S., & Fernandes, E. (2020). Robots na aprendizagem das STEAM. In A. Duarte & N. Cristóvão (Eds.), Educação, artes, cultura: discursos e práticas (pp. 188- 202). Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação. http://hdl.handle.net/10400.13/2813Melchiades Castelli Fernandes, N. M., & Volante Zanon, D. A. (2022). Integração entre robótica educacional e abordagem STEAM: desenvolvimento de protótipos sobre a temática responsabilidade social e sustentabilidade. (Portuguese). Dialogia, 40, 122. https://doi.org/10.5585/40.2022.21600Roldão Maria do Céu; Peralta, Helena; Martins, Isabel P. (2017) - Currículo do ensino básico e secundário para a construção de aprendizagens essencias baseadas no perfil do aluno. Ministério da Educação, Lisboa https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciaisAguirre, C., et al. (2021). The Schools As Living Labs Methodology. https://www.schoolsaslivinglabs.eu/
Observações
Etapa 1 (2,5h): 9 de janeiro (5ª) - 16:30h às 19h. Sessão formação inicial (enquadramento/metodologia/estratégia/cronograma) Etapa2 (20h = 4hx5dias)): Semana de atividades com a turma/professor titular 13-17 janeiro; 20-24 janeiro; 27-31 janeiro 3-7 fevereiro; 10-14 fevereiro; 17-21 fevereiro; 24-28 fevereiro 10-14 março; 17-21 março; 24-28 março 5-9 maio; 12-16 maio Etapa 3 (2,5h): 22 de maio (5ª) - 16:30h às 19h. Sessão final (apresentação da atividade final do docente/ avaliação da formação)
Formador
Cristina Veiga-Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |