616

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR turma T4

Apresentação

A ACD insere-se no projeto Tempo de Silêncio, o qual procura promover o bem-estar, assim como ambientes favoráveis à aprendizagem e o desenvolvimento de competências como a resiliência e a autoregulação.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

I Medida de promoção do sucesso escolar/Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Princípios e valores da Educação Inclusiva e da não-discriminação na escola; Resiliência docente e discente, Educação Inclusiva e Não-Discriminação nas Escolas; II Aprendizagem da técnica de Meditação Transcendental em contexto escolar; Validação científica do programa Educação para o sucesso escolar, resiliência e bem-estar geral dos alunos Compreensão dos efeitos na mente e no corpo. Prática do Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – Atenção às experiências dos alunos III Benefícios da Meditação Transcendental (MT) cientificamente validados; Princípios e prática correta de Meditação Transcendental (MT); Mecanismos de eliminação natural de tensões e de stress proporcionados pela prática regular da Meditação Transcendental (MT); Os efeitos da Meditação Transcendental na saúde: mente e corpo e nos relacionamentos pessoais e profissionais; Evidências científicas da correlação entre a prática da Meditação Transcendental e a melhoria dos resultados escolares dos alunos; Evidências científicas da prática, da correlação entre a prática regular da técnica de Meditação Transcendental e a aprendizagem escolar; Meditação Transcendental e melhoria no uso da capacidade mental, memória, melhoria do comportamento dos alunos e aprendizagem; IV Acompanhamento e monitorização dos alunos na prática de Meditação Transcendental/Tempo de Silêncio em contexto de sala de aula – As dúvidas dos alunos.

Observações

Pasta 29 ACD Separador 15

27 e 30 de setembro, 1, 2 e 3 de outubro 2024 1ª Sessão tem início dia 27 às 17h. 6h - em 5 sessões/dias consecutivos (exceto no dia 1): duas sessões de 1:30h (a 1ª e a 5ª) e três de 1 hora

Formador

Roque Rodrigues Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-09-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Presencial
Início: 27-09-2024
Fim: 03-10-2024
Acreditação: Registo 244 CD nº35 31.10.2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Dr. Alberto Iria – Anfiteatro (sala 17)