OS PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA turma T1
Apresentação
A escola é hoje um espaço multicultural, correspondendendo numa escala mais reduzida à sociedade em geral. Assim, torna-se necessário que existam recursos humanos com qualificação adequada para actuar em situações de emergência, considerando que na maioria dos casos o tempo de intervenção é sempre escasso. Não podemos nem devemos limitar-nos à possibilidade de se fazer uma chamada para o INEM e esperar que uma equipa mais diferenciada surja para resolver situações que muitas vezes não são efectivamente emergências, onde não existe risco de vida para a vítima, ou que por atraso e desconhecimento se coloque realmente a vida de um aluno em risco.Nestes termos a qualificação do pessoal não docente torna-se essencial para uma resposta adequada. Os conhecimentos e competências que se propõem nesta acção são essenciais ao desempenho profissional do pessoal não docente. É uma exigência da escola actual e acima de tudo a expectativa de qualquer encarregado de educação, o qual naturalmente espera que a escola seja segura, que em caso de necessidade esta tenha os recursos necessários a uma rápida intervenção adequada aos problemas que a desencadearam.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
No final da acção os formandos deverão:- conhecer e aplicar o SIEM e o plano de emergência da escola; - conhecer e executar os mecanismos de alerta e socorro necessários; - saber identificar os problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola;- saber as etapas do exame de uma vítima e agir de acordo com os seus sintomas; - saber executar as manobras de reanimação e desobstrução da via aérea; - saber prestar os primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, queimaduras, hemorragias, asma, convulsões, diabetes, etc; - conhecer as diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica;- saber usar os meios de combate a incêndio da escola;- conhecer os cuidados pessoais a ter quando intervir numa situação de socorro.
Conteúdos
Prevê-se 5h Teóricas e 10 horas Práticas - diagnóstico, conhecer e aplicar o SIEM e o plano de emergência da escola - conhecer e executar os mecanismos de alerta e socorro necessários;- saber identificar os problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola;- saber as etapas do exame de uma vítima e agir de acordo com os seus sintomas;- saber executar as manobras de reanimação e desobstrução da via aérea;- saber prestar os primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, - queimaduras, hemorragias, etc;- conhecer as diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica;- saber usar os meios de combate a incêndio da escola;- conhecer os cuidados pessoais a ter quando intervir numa situação de socorro.Previsão - 5 sessões de 3 horas (1 teórica e 2 práticas)
Bibliografia
Manual de TAT, INEM, versão 2012
Formador
Jorge Luís Mendes Rosa
SANDRA CRISTINA PEREIRA GORGULHO
Ana Cristina Cordeiro Faria Evaristo
TELMA CRISTINA BARÃO MARTINS CERDEIRA
Sandra Elisabete Moreira Couto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |