582

GESTÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA - COMO PACIFICAR OS NOSSOS ESPAÇOS ESCOLARES turma T1

Apresentação

Segundo dados recolhidos por Rodrigues, M. (2023), as ocorrências criminais nas escolas mais do que duplicaram no último ano. Na faixa etária em apreço, o autor identifica um aumento significativo de adoção de comportamentos graves anti sociais e de indisciplina, nos quais inclui o bullying ou o consumo de gaming. A prevenção e a intervenção precoce são nesta, como noutras situações, a única forma de prevenir e impedir a proliferação da violência nas escolas, Daí a necessidade de dotar os principais atores do palco educativo, professores e seus alunos, de estratégias que permitam fazer face à indisciplina e empoderar a comunidade educativa de meios para fazer face à pseudo normalização da violência, seja ela verbal ou física.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais na identificação, gestão, resolução e modelagem de comportamentos antissociais e de indisciplina entre alunos e entre alunos e adultos.

Conteúdos

A noção de conflito está normalmente associada a situações desagradáveis decorrentes de problemas no relacionamento com o outro, podendo existir protesto, resistência e/ou retaliações verbais e físicas que poderão constituir-se como oportunidades de crescimento ou constituírem-se como trauma, caso a gestão dos mesmos não seja efetuada de uma forma que potencie o autoconhecimento dos sujeitos envolvidos (Vieira, 2013). De modo a poder ser um verdadeiro mediador desses conflitos, o docente deverá desenvolver competências que permitam identificar, gerir e ajudar a resolver conflitos interpessoais dos alunos. Para as desenvolver serão abordadas as seguintes temáticas: - Metacognição sobre processos internos de gestão de conflitos - reflexão sobre como autopercecionam e regulam as suas atitudes na gestão do conflito enquanto docentes; - Conceção da indisciplina e sistemas de prevenção — delimitação do conceito na perspectiva da auto‑regulação comportamental; - A importância da comunicação nas relações interpessoais e na escola. Comunicação verbal e não verbal. A escuta ativa. Comunicar para motivar. Estratégias de motivação. Feedback; - Inteligência emocional e gestão de emoções. Treino de competências e gestão das emoções. - Conceção de um modelo co construído e que co responsabilize professores e alunos na promoção de um ambiente de respeito mútuo em sala de aula; - Construção de um referencial de habilidades sociais que permitam a resolução pacífica de problemas; - Construção de um quadro de valores comuns.

Metodologias

Apresentação e análise dos modelos atuais de identificação e resolução de comportamentos de indisciplina na escola; Análise de modelos comunicacionais em situações de conflito; Desenvolvimento e capacitação de estratégias para observação e comunicação emocional não violenta.

Avaliação

Apresentação e análise dos modelos atuais de identificação e resolução de comportamentos de indisciplina na escola; Análise de modelos comunicacionais em situações de conflito; Desenvolvimento e capacitação de estratégias para observação e comunicação emocional não violenta.

Bibliografia

Dias, I. (2009). Promoção de competências em educação. Leiria. IPLPereira, A.; Falcão, A. e Bolsoni-Silva, T. (2016). Promove - Treino de habilidades Sociais. Lisboa. HogrefeRodrigues, M. (2023). Violência nas escolas - Caracterização, Análise e Intervenção. Lisboa. PactorVieira, A. (2013). Da Educação e da Mediação de tensões sociais, indisciplina e violência na escola. Caderno pedagógico.

Observações

06 de janeiro de 2025 3h Presencial 13 de janeiro de 2025 3h Presencial 20 de janeiro de 2025 3h Presencial 27 de janeiro de 2025 3h Presencial 03 de fevereiro de 2025 3h Presencial 10 de fevereiro de 2025 3h Presencial 17 de fevereiro de 2025 3h Presencial 10 de março de 2025 4h Presencial

Formador

Patrícia Maria Catarino Barreira Palma

Rodrigo Silva Fragoso

Início: 06-01-2025
Fim: 10-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125781/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Neves Júnior - Laboratório de CN 2