579

A IMAGEM NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA turma T1

Apresentação

Componente integrante da sociedade actual, a imagem não podia deixar de invadir o universo educativo – a expressão popular de que uma imagem vale mais do que mil palavras, ainda que hiperbolizada, não deixa de revelar o importante papel da imagem… Tendo em atenção as aprendizagens essenciais presentes na estrutura curricular do ensino básico e secundário português – consideradas como um saber em acção…-, nomeadamente a pesquisa, selecção e organização de informação com vista à sua transformação em conhecimento mobilizável, potenciador do exercício de uma cidadania activa e responsável, as especificidades que aquelas competências assumem, respectivamente nas disciplinas de História – tratamento de informação/utilização de fontes e comunicação (análise e produção de materiais iconográficos) – e Geografia – recolha e organização de informação a partir de fontes diversas – e sobretudo a incompleta e pouco habitual reflexão que em meio pedagógico se realiza em torno das potencialidades dos testemunhos iconográficos, constituem, grosso modo, a motivação e justificação da presente proposta. Urge pois aperfeiçoar e modificar práticas profissionais com vista à plena integração na didáctica das disciplinas de História e Geografia das fontes e documentos iconográficos em perfeita consonância com as aprendizagens essenciais das referidas disciplinas e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 400, 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400, 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400, 420.

Objetivos

- Conhecer o quadro conceptual, instrumental e metodológico associado ao estudo da imagem. - Reflectir sobre a “cultura da imagem” como fenómeno de comunicação e linguagem das sociedades contemporâneas. - Conhecer os factores que intervêm na recepção e leitura das imagens. - Identificar e caracterizar as diversas tipologias e elementos que compõem a imagem. - Capacitar para uma intervenção e exploração pedagógica da imagem como recurso educativo na didáctica da História e Geografia, potenciando metodologias e competências adequadas no quadro das aprendizagens essenciais destas disciplinas e perfil alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Conteúdos

1. A imagem: conceitos introdutórios 1.1. Representação versus realidade 1.2. Iconografia e iconologia: contributos 2. Recepção e leitura das imagens 2.1. A percepção visual e os processos de identificação 2.2. Cultura visual e interpretação 3. Suportes, tipologias e especificidades da imagem 3.1. As imagens fixas e as imagens em movimento 3.2. Tipologias: ilustração, desenho, pintura, escultura, fotografia, cartaz, caricatura e o documentário 3.3. As especificidades: elementos, temática, autoria e intencionalidade 4. A imagem na prática pedagógica de História e Geografia 4.1 Aprendizagens essenciais em História e Geografia e Perfil Alunos Saída Esc. Obrigatória 4.2. Especificidades disciplinares/ciclo e temáticas/conteúdos privilegiados 4.3 A integração nas metodologias e estratégias adoptadas 4.4 As fontes: manuais, meios de comunicação e tecnologias digitais – a Internet 4.5.Interpretar, formular hipóteses e construir conhecimento a partir dos documentos iconográficos; exemplos: 4.5.1 O cartaz e a pintura – História 4.5.2. O cartoon e a fotografia aérea – Geografia 5 A exploração pedagógica da imagem em História e Geografia – construção de propostas 5.1 Definição de aprendizagens essenciais e articulação disciplinar/ciclo escolaridade 5.2 Selecção de materiais e planificação das actividades/experiências de aprendizagem 5.3 Partilha e análise de propostas. Avaliação.

Metodologias

No primeiro e segundo ponto –conceitos introdutórios, recepção e leitura das imagens – abordar-se-á, com auxílio de textos críticos, imagens e documentação institucional. Relativamente ao terceiro ponto –suportes, tipologias e especificidades da imagem, caracterizando-as quanto aos seus suportes, tipologias e especificidades, identificando elementos comuns e particulares, com exemplos. No quarto ponto –a Imagem na prática pedagógica de História e Geografia – promover-se--á a reflexão e discussão em torno dos contextos particulares dos formandos. identificar e seleccionar fontes susceptíveis de construir ou consolidar conhecimentos a partir de documentos iconográficos. Por último, no ponto cinco – a exploração da imagem em História e Geografia:construção de propostas– a metodologia a seguir será quase exclusivamente de feição prática, promovendo a realização de trabalhos autónomos .

Avaliação

A avaliação centrar-se-á nos trabalhos realizados pelos formandos, quer durante as sessões presenciais síncronas , quer no trabalho autónomo desenvolvido nos momentos assíncronos ambos atendendo à dinâmica, problemas e propostas suscitadas na /pela acção, valorizando qualitativamente a fundamentação e a adequação aos contextos escolares concretos.

Bibliografia

• ALEGRIA, Maria Fernanda ,(1992) O Ensino da Geografia pela imagem fotográfica. Exemplos de utilização, in Actas do V Encontro nacional de Professores de Geografia , Lisboa, APG• ALEGRIA, Maria Fernanda,(1999) Representações sobre a imagem na aprendizagem geográfica, in Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, vol. XL , Lisboa• APH ( 2000), Explorações Didácticas da Iconografia , Cadernos Pedagógico -Didácticos nº 21,Lisboa, Associação de Professores de História• COELHO, Sandra (2005) Um convite à utilização da caricatura na aula de História , Cadernos Pedagógico -Didácticos nº 25,Lisboa, Associação de Professores de História• PANOVSKY,Erwin ( 1995) Estudos de Iconologia, Editorial Estampa, Lisboa

Observações

15-01-2025 / 17h00-20h00 22-01-2025 / 17h00-20h00 05-02-2025 / 17h00-20h00 12-02-2025 / 17h00-20h00 19-02-2025 / 17h00-20h00 12-03-2025 / 17h00-21h00

Formador

Maria Cristina Barcoso Lourenço

Óscar Emanuel Ribeiro Baptista

Início: 15-01-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132913/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None