ESPECIFICIDADES E ORIGINALIDADES DO ENSINO DE INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO turma T1
Apresentação
O ensino de línguas estrangeiras, nomeadamente Inglês, no 1º Ciclo do Ensino Básico é uma aposta recente no sistema de ensino português que veio alterar dinâmicas e práticas nas salas de aula do 1º CEB. Esta disciplina tem competências essenciais estabelecidas. Será a didática similar às outras disciplinas? Que trabalho de base se deve privilegiar para preparar alunos para o 2º CEB? Como é feita a articulação horizontal e vertical? Faria sentido ensino de Inglês logo os 1º e 2º anos de escolaridade? A que estratégias recorrer com alunos que beneficiam de medidas de inclusão? Tendo sido criado o grupo de docência 120, há agrupamentos em que estes docentes integram o departamento de línguas e outros em que integram o departamento do 1º CEB. Estes docentes têm, em regra, um elevado número de turmas e lecionam em mais do que um estabelecimento. Em muitos casos são o único docente deste grupo disciplinar.
Destinatários
Professores do Grupo 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 120.
Objetivos
No contexto do 1º CEB: Analisar o contexto em que surge a disciplina no currículo Refletir sobre a dimensão científica e/ou pedagógica da língua inglesa Refletir sobre o impacto das novas tecnologias no ensino da língua inglesa Partilhar experiências
Conteúdos
Enquadramento da disciplina no currículo do 1ºCEB Competências essenciais Articulação horizontal e articulação vertical Utilização de REDs / Gamificação A metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) A inteligência artificial aplicada ao uso das Línguas Estratégias de inclusão para alunos que usufruem de medidas e respetiva avaliação Uso de plataformas no ensino de inglês
Metodologias
Apresentação dos temas relacionados com o inglês no 1º ciclo Debate reflexão sobre as práticas Troca de experiências
Avaliação
Participação e envolvimento nas tarefas propostas. Elaboração e qualidade da reflexão crítica individual sobre a ação e sobre o próprio desenvolvimento profissional e pessoal. Relevância dos contributos das atividades realizadas previsivelmente refletidos nos trabalhos de turma. Na avaliação dos formandos dá-se cumprimento às determinações legais, nomeadamente os n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.
Bibliografia
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicohttps://www.dge.mec.pt/educacao-inclusivahttps://www.dge.mec.pt/curriculo-nacionalhttps://www.dge.mec.pt/ingleshttps://www.dge.mec.pt/aec-atividades-de-enriquecimento-curricular
Observações
9, 16, 23, 30 de janeiro de 2025 6 de fevereiro de 2025 Entre as 17h.00 e as 20h.00
Formador
João Carlos Rocha Catarino