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CIDADANIA DIGITAL E PARTICIPAÇÃO CÍVICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA NA DOCÊNCIA turma T1

Apresentação

• A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania desde os primeiros anos de escolaridade é um dos objetivos prioritários do sistema educativo. • O Ministério da Educação reconhece a importância de apostar na melhoria das competências dos professores nesta área. • A continuidade da formação é crucial para consolidar saberes, aprofundar atitudes e aumentar a autoconfiança dos professores, possibilitando uma verdadeira mudança nas suas práticas. • A pesquisa sugere que o impacto da formação na mudança das práticas dos professores pode ser positivo a curto e longo prazo. • No caso da educação para a Cidadania, é plausível assumir que a mudança não é fácil e que reforços/continuidade da formação são necessários. • A formação é decisiva para que a educação para a cidadania seja uma prática sistemática nas escolas e para que os professores envolvidos possam mobilizar outros colegas

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar a escola para a formação de cidadãos digitais conscientes, responsáveis e interessados nos desafios do mundo atual. • Disseminar práticas pedagógicas que conduzam à participação cívica online de forma a preparar os jovens como cidadãos ativos e conscientes no mundo digital. • Promover a (re)construção de conhecimento didático na área da Educação para a Cidadania. • Capacitar os professores para abordarem a cidadania digital e a participação cívica de forma eficaz, integrando-as nas suas práticas pedagógicas e didáticas na docência.

Conteúdos

1. Educação para a Literacia Digital: Compreender, avaliar e utilizar criticamente as tecnologias digitais. Identificação de informações falsas, proteção da privacidade online e entendimento dos riscos associados à exposição digital. 2. Promoção da Ética Digital: A importância de comportamentos éticos no ambiente digital. O respeito pelos direitos de autor, a prevenção do cyberbullying e a promoção da comunicação online positiva e saudável. 3. Desenvolvimento de Competências Técnicas: Capacitação dos alunos para aproveitarem ao máximo as tecnologias disponíveis. 4. Inclusão Digital: Promoção de acesso equitativo às tecnologias digitais, evitando a a exclusão digital e promovendo a igualdade de oportunidades. 5. Fomento da Participação Cívica Online: Incentivo ao envolvimento em debates construtivos, petições online e compreensão do impacto das suas ações digitais na sociedade

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se na apresentação de evidências da aplicação e desenvolvimento de uma prática didática em contexto escolar de participação cívica online. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

• Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória/ Decreto-Lei n.º55/2018• Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania• Novo Referencial de Educação para os Media• DigComp 2.0, European Commission• Digital Citizenship Education Handbook, Council of Europe

Observações

01/10/2024 3 horas 08/10/2024 3 horas 15/10/2024 3 horas 22/10/2024 3 horas 29/10/2024 3 horas 05/11/2024 3 horas 12/11/2024 3 horas 19/11/2024 3 horas 26/11/2024 3 horas 03/12/2024 3 horas Destas 30h apenas 15h são presenciais e 15h de trabalho autónomo. A distribuição das sessões será realizada com os/as formandos/as na 1ª sessão.

Formador

Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo Matos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 01-10-2024
Fim: 19-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125779/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: 17h30 - 20h30 Biblioteca da E.B. 2/3 João da Rosa