CIDADANIA DIGITAL E PARTICIPAÇÃO CÍVICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA NA DOCÊNCIA turma T1
Apresentação
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania desde os primeiros anos de escolaridade é um dos objetivos prioritários do sistema educativo. O Ministério da Educação reconhece a importância de apostar na melhoria das competências dos professores nesta área. A continuidade da formação é crucial para consolidar saberes, aprofundar atitudes e aumentar a autoconfiança dos professores, possibilitando uma verdadeira mudança nas suas práticas. A pesquisa sugere que o impacto da formação na mudança das práticas dos professores pode ser positivo a curto e longo prazo. No caso da educação para a Cidadania, é plausível assumir que a mudança não é fácil e que reforços/continuidade da formação são necessários. A formação é decisiva para que a educação para a cidadania seja uma prática sistemática nas escolas e para que os professores envolvidos possam mobilizar outros colegas
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Capacitar a escola para a formação de cidadãos digitais conscientes, responsáveis e interessados nos desafios do mundo atual. Disseminar práticas pedagógicas que conduzam à participação cívica online de forma a preparar os jovens como cidadãos ativos e conscientes no mundo digital. Promover a (re)construção de conhecimento didático na área da Educação para a Cidadania. Capacitar os professores para abordarem a cidadania digital e a participação cívica de forma eficaz, integrando-as nas suas práticas pedagógicas e didáticas na docência.
Conteúdos
1. Educação para a Literacia Digital: Compreender, avaliar e utilizar criticamente as tecnologias digitais. Identificação de informações falsas, proteção da privacidade online e entendimento dos riscos associados à exposição digital. 2. Promoção da Ética Digital: A importância de comportamentos éticos no ambiente digital. O respeito pelos direitos de autor, a prevenção do cyberbullying e a promoção da comunicação online positiva e saudável. 3. Desenvolvimento de Competências Técnicas: Capacitação dos alunos para aproveitarem ao máximo as tecnologias disponíveis. 4. Inclusão Digital: Promoção de acesso equitativo às tecnologias digitais, evitando a a exclusão digital e promovendo a igualdade de oportunidades. 5. Fomento da Participação Cívica Online: Incentivo ao envolvimento em debates construtivos, petições online e compreensão do impacto das suas ações digitais na sociedade
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se na apresentação de evidências da aplicação e desenvolvimento de uma prática didática em contexto escolar de participação cívica online. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória/ Decreto-Lei n.º55/2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Novo Referencial de Educação para os Media DigComp 2.0, European Commission Digital Citizenship Education Handbook, Council of Europe
Formador
Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo Matos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |