575

CIDADANIA DIGITAL E PARTICIPAÇÃO CÍVICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA NA DOCÊNCIA turma T1

Apresentação

• A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania desde os primeiros anos de escolaridade é um dos objetivos prioritários do sistema educativo. • O Ministério da Educação reconhece a importância de apostar na melhoria das competências dos professores nesta área. • A continuidade da formação é crucial para consolidar saberes, aprofundar atitudes e aumentar a autoconfiança dos professores, possibilitando uma verdadeira mudança nas suas práticas. • A pesquisa sugere que o impacto da formação na mudança das práticas dos professores pode ser positivo a curto e longo prazo. • No caso da educação para a Cidadania, é plausível assumir que a mudança não é fácil e que reforços/continuidade da formação são necessários. • A formação é decisiva para que a educação para a cidadania seja uma prática sistemática nas escolas e para que os professores envolvidos possam mobilizar outros colegas

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar a escola para a formação de cidadãos digitais conscientes, responsáveis e interessados nos desafios do mundo atual. • Disseminar práticas pedagógicas que conduzam à participação cívica online de forma a preparar os jovens como cidadãos ativos e conscientes no mundo digital. • Promover a (re)construção de conhecimento didático na área da Educação para a Cidadania. • Capacitar os professores para abordarem a cidadania digital e a participação cívica de forma eficaz, integrando-as nas suas práticas pedagógicas e didáticas na docência.

Conteúdos

1. Educação para a Literacia Digital: Compreender, avaliar e utilizar criticamente as tecnologias digitais. Identificação de informações falsas, proteção da privacidade online e entendimento dos riscos associados à exposição digital. 2. Promoção da Ética Digital: A importância de comportamentos éticos no ambiente digital. O respeito pelos direitos de autor, a prevenção do cyberbullying e a promoção da comunicação online positiva e saudável. 3. Desenvolvimento de Competências Técnicas: Capacitação dos alunos para aproveitarem ao máximo as tecnologias disponíveis. 4. Inclusão Digital: Promoção de acesso equitativo às tecnologias digitais, evitando a a exclusão digital e promovendo a igualdade de oportunidades. 5. Fomento da Participação Cívica Online: Incentivo ao envolvimento em debates construtivos, petições online e compreensão do impacto das suas ações digitais na sociedade

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se na apresentação de evidências da aplicação e desenvolvimento de uma prática didática em contexto escolar de participação cívica online. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

• Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória/ Decreto-Lei n.º55/2018• Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania• Novo Referencial de Educação para os Media• DigComp 2.0, European Commission• Digital Citizenship Education Handbook, Council of Europe

Formador

Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo Matos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 01-10-2024
Fim: 12-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125779/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: 17h30 - 20h30 Biblioteca da E.B. 2/3 João da Rosa