ABORDAGEM ÀS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR turma T1
Apresentação
Os seres humanos, desde que nascem, procuram compreender o mundo que os rodeia e precisam de lhe dar um sentido. Nas nossas sociedades cada vez mais complexas, a ciência e a tecnologia têm um papel muito importante e desenvolvem-se a um ritmo que não cessa de aumentar. É urgente a formação de cidadãos capazes de compreender melhor o mundo e assim poderem participar plenamente na sociedade em que vivem. Para tal é fundamental que as ciências façam parte das aprendizagens da criança, pois permitem uma organização e compreensão das informações de natureza científica, que vai desde cedo recolhendo durante o seu processo de descoberta do mundo real. Assim, é evidente a importância desta ação no percurso profissional dos docentes, na medida em que se propõe o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de experiências educativas de ciências experimentais
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
Pretende-se que os docentes: - promovam a aprendizagem das ciências com base no método experimental, envolvendo as crianças e permitindo-lhes o acesso a conceitos científicos; - reflitam sobre as implicações na prática educativa da representação e comunicação do pensamento científico; - promovam o envolvimento das famílias na construção de conceitos científicos.
Conteúdos
Etapas do desenvolvimento do método científico; "Comportamento" de objetos (materiais e suas propriedades); Identificação, exploração, descrição e procura de explicações para fenómenos e transformações que observa no meio físico e natural: som, eletricidade, luz, água e ar.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na oficina dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas. - Participação cooperativa nas sessões; - Questionário aos formandos; - Relatório com evidências da intervenção educativa.
Bibliografia
Cardona (coord). Planear e Avaliar na educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da EducaçãoBartolini, V.C. Criar um ambiente de aprendizagem STEM para crianças, inspirado em Reggio. APEI.Lopes da Silva, I. (2017). Projetos de aprendizagem: algumas perguntas frequentes. In Cadernos de Educação de Infância, 112, 34-42Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação.Martins, M. (coord.). (2009). Despertar para a ciência atividades dos 3 aos 6. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação.
Observações
06/02/2025 2.30h presencial 2 20/02/2025 2.30h presencial 3 06/03/2025 2.30h presencial 4 20/03/2025 2.30h presencial 5 03/04/2025 2.30h presencial
Formador
Fátima Marques Candeias