UTILIZAÇÃO DO MICROSOFT EXCEL NA PRÁTICA DOCENTE turma T1
Apresentação
O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do DecretoLei n.º 55/2018, de 6 de julho introduzem alterações significativas sobre a forma como se ensina/aprende, sendo que as mudanças exigidas ao nível da prática pedagógica implicam também que se fomente a utilização de recursos digitais de forma reflexiva e pedagógica e uma reflexão sobre a forma como se implementa a avaliação. A avaliação digital poderá permitir o aperfeiçoamento dos desempenhos, a reformulação dos percursos, a diferenciação pedagógica, que irão contribuir efetivamente para a melhoria do sucesso escolar dos nossos alunos.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação relacionando-os com a utilização de recursos digitais; - Sensibilizar para relevância da avaliação formativa digital enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens; - Reconhecer o caráter contínuo e sistemático dos processos da avaliação formativa, incorporando as TIC como forma de organização da informação; - Aprofundar os conhecimentos sobre métodos, técnicas e instrumentos de recolha com recurso às TIC; - Contribuir para a melhoria da qualidade da prática pedagógica no âmbito da respetiva avaliação; - Melhorar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
Introdução ao Excel Como criar regras para aplicação de Formatação Condicional consoante o valor devolvido por uma célula. Trabalhar com Validação de Dados Aplicação de filtros como forma de poder analisar, mais facilmente, a informação de uma tabela. Como proteger células ou uma folha de cálculo de serem alteradas por terceiros criação de palavras passe. Introdução e edição de gráficos. - Como criar tabelas com vista à sua utilização para introduzir elementos de avaliação: Criar tabela de correção de fichas de avaliação
Metodologias
Formação decorrerá em regime presencial e terá a duração de 15horas, com uma distribuição de 3h por cada sessão de formação. O trabalho centrar-se-á na construção de instrumentos de avaliação com recurso às TIC.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua: Avaliação individual contínua: participação/contributos Avaliação da pertinência e qualidade da participação dos formandos
Bibliografia
Marques, Paulo Capela e Costa, Nuno (2014). FUNDAMENTAL DO EXCEL 2013, FCAMarques, Paulo Capela (2011). Exercícios de Excel 2010, FCA.Sousa, Sérgio e Sousa, Maria José (2011). Microsoft Office 2010 Para Todos Nós, FCA
Observações
1 25-09-2024 18h00 3 Presencial 2 26-09-2024 18h00 3 Presencial 3 02-10-2024 18h00 3 Presencial 4 03-10-2024 18h00 3 Presencial 5 09-10-2024 18h00 3 Presencial
Formador
Pedro Nuno Navalho de Moura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-09-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |