ADAPTAÇÕES CURRICULARES SIGNIFICATIVAS, PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL E PIT - LEI 116/2019 turma T1
Apresentação
Transmitir aos Técnicos Superiores os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Identificar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e alunos ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. Os técnicos têm um papel preponderante na aprendizagem, educação e desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes no seio escolar, no âmbito da Educação Inclusiva.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Capacitar os técnicos superiores para a compreensão, planificação e operacionalização da medida adicional b) Adaptações Curriculares Significativas (ACS). Capacitar os técnicos superiores para a compreensão, planificação e operacionalização do PEI Capacitar os técnicos superiores para a compreensão, planificação e operacionalização da medida adicional c) PIT.
Metodologias
A metodologia a utilizar assenta em duas vertentes: teórica e prática. Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. A componente teórica utiliza o método expositivo e pretende envolver os formandos em discussão/reflexão acerca de conceitos e práticas. A componente prática é fundamental nesta ação de formação e engloba momentos de casos práticos por parte dos formadores, seguindo-se a prática por parte dos formandos. A metodologia a utilizar será o método demonstrativo e ativo onde através de exercícios dinâmicos se pretende a obtenção de conhecimentos.
Bibliografia
Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro; Manual de apoio à prática da Educação Inclusiva; FAQs; Aprendizagens essenciais; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Formador
Helena Cristina Mendonça Coelho de Sousa
Hermínia Maria Nunes Santos Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |