INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA SUA UTILIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO. turma T1
Apresentação
A inteligência artificial (IA) emergiu de forma significativa nos diversos âmbitos da sociedade, especialmente nos últimos tempos, e tem se destacado na área da Educação. Embora não seja uma tecnologia nova, os avanços na capacidade computacional, a abundância de Big Data e o refinamento dos algoritmos têm impulsionado sua rápida disseminação (Swargiary, 2023, p. 15). A aplicação da IA na Educação (IAEd) tem provocado um intenso debate sobre uma série de questões, tanto tecnológicas quanto pedagógicas, relacionadas com a eficácia e relevância desses sistemas em ambientes educacionais. Atualmente, as considerações éticas assumiram uma posição de destaque devido à crescente importância das diversas tecnologias na Educação, incluindo aquelas baseadas em IA. A oficina de formação visa explorar e fundamentar estas questões, oferecendo aos participantes uma compreensão aprofundada das implicações da IA na prática educativa.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Compreender os conceitos fundamentais de inteligência artificial. 2. Explorar os diferentes tipos de tecnologias de IA utilizadas na educação. 3. Analisar casos de uso reais de IA na sala de aula e em ambientes educativos diversos. 4. Discutir os benefícios potenciais da integração da IA na prática educativa. 5. Avaliar os desafios éticos e questões de privacidade associadas ao uso de IA na educação. 6.Explorar ferramentas e recursos disponíveis para professores que desejam incorporar IA em suas práticas de ensino. 7. Desenvolver habilidades práticas na seleção, implementação e avaliação de tecnologias de IA para apoiar a aprendizagem dos alunos. 8. Refletir sobre o impacto da IA na equidade e inclusão educacional, e considerar maneiras de garantir que a tecnologia beneficie todos os alunos de forma justa. 9. Colaborar com outros participantes para compartilhar experiências, ideias e melhores práticas relacionadas ao uso de IA na educação. 10. Criar um plano de ação pessoal para integrar de forma eficaz a IA em atividades de ensino e aprendizagem, alinhado com os princípios éticos e pedagógicos discutidos durante a formação.
Conteúdos
Durante a oficina, serão abordados temas como o papel da IA na personalização da aprendizagem, os desafios éticos associados ao uso de algoritmos em avaliação, a tomada de decisões educacionais e a definição de estratégias para maximizar os benefícios da IA, mitigando os potenciais riscos.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
AI in Education: Policy Guidance
Observações
19/9 26/9 10/10 17/10 31/10 7/11 21/11 28/11 05/12
Formador
Carla Carmo Correia Limpo de Assis
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-09-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |