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APOIO AO DOCENTE INICIANTE E AO MENTOR turma T1

Apresentação

Embora a situação dos professores em período probatório esteja definida no ECD ( DL 41/2012 ), cap.VI . artigo 31º , o início de carreira tem se tornado cada vez mais um processo solitário. Esta Oficina visa auxiliar os professores iniciantes com as suas dificuldades, a partir de uma reflexão teórico-prática sobre problemas do quotidiano escolar.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A abordagem envolve uma série de processos interligados e tem os seguintes objetivos: • Contribuir para que para que a entrada na profissão dos docentes aconteça de uma forma refletida, auxiliando-os na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas. • Proporcionar uma maior articulação da teoria e prática na prática pedagógica dos/as docentes, incentivando inovações nas práticas escolares como contributo para as melhorias locais. • Motivar as inovações nas práticas pedagógicas a partir da reflexão teórico-prática sobre os acontecimentos do quotidiano escolar.

Conteúdos

Uma vez que se pretende, nesta formação, partir das dificuldades sentidas pelas docentes no seu quotidiano escolar, não existem conteúdos curriculares predefinidos. As temáticas abordadas versarão sobre as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante. Tais dificuldades e soluções serão inicialmente levantadas em entrevistas narrativas iniciais com os participantes a serem selecionados, bem como escolhidas com o grupo dos docentes participantes, iniciantes e mentores (de acordo com conceção de Alarcão & Roldão, 2014 e Flores & Ferreira, 2009), no primeiro dia do encontro, bem como reanalisadas tanto com relação à importância e ordem de tais temáticas. A partir da escolha das temáticas e a ordem pela qual serão abordadas as formadoras do projeto efetuarão uma pesquisa sobre o assunto e enviarão uma lista de textos e/ou vídeos, a partir da qual os participantes farão uma seleção dos materiais que lerão ou visualizarão. Paralelamente, os participantes poderão pesquisar outros materiais sobre as temáticas a abordar, materiais esses que serão convidados a partilhar com o grupo. Essas leituras, a par com a reflexão individual sobre o quotidiano escolar, servirão de base aos debates realizados em grupo, através dos quais se pretende contribuir para a formação de professores reflexivos e investigadores da sua prática, capazes de ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com o Despacho 4595/2015, de 6 de maio, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. Alguns procedimentos foram escolhidos para efetivar a avaliação. Um deles é a participação durante todos os encontros com a leitura de textos indicados, bem como pelo contributo e qualidade da intervenção dos formandos. No último encontro, cada participante efetua uma avaliação do curso e uma autoavaliação do seu contributo para o desenvolvimento profissional de cada docente. A avaliação final é realizada através de um trabalho escrito no qual o docente efetua uma reflexão e relação entre teoria e prática sobre um incidente significativo (Estrela, 1994), podendo estar relacionado também com alguma temática discutida no curso. Na avaliação, este trabalho final terá uma ponderação de 50% e os restantes 50% serão da componente de participação nas sessões e de autoavaliação do curso.

Bibliografia

Alarcão, I., & Roldão, M. (2014) Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: O ano da indução. Formação Docente- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 6(11), 109-126Estrela, A. (1994). Teoria e prática de observação de classes. Porto Editora.Feiman-Nemser, S. (2001). Helping novices learn to teach lessons from an exemplary support teacher. Journal of Teacher Education, 52,(1), 17-30.Flores, M. A., & Ferreira, F. I. (2009) The induction and mentoring of new teachers in Portugal. Research in Comparative and International Education, 4(1), 63-73. http://dx.doi.org/10.2304/rcie.2009.4.1.63Marcelo. C (1999). Estudio sobre estratégias de inserción profesional en Europa. Revista Iberoamericana de Educación, 19, 101-143.

Observações

28.10.2024 entre as 18h e as 20h 11.11.2024 entre as 18h e as 20h 25.11.2024 entre as 18h e as 20h 02.12.2024 entre as 18h e as 20h 09.12.2024 entre as 18h e as 20h 16.12.2024 entre as 18h e as 20h30

Formador

Cátia Sofia Martins

Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
Início: 28-10-2024
Fim: 16-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122543/24
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 19 h
Local: Escola Santo António, SALA 11