A DANÇA NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM EM CONTEXTO EDUCATIVO turma T1
Apresentação
Dançar é uma atividade mágica baseada na beleza humana, enquanto movimento produzido pelo corpo. Para além da promoção de um vocabulário motor mais abrangente e rico, a Dança proporciona também aos alunos um quadro de referências múltiplas, pelo que, em contexto educativo, esta atividade afigura-se como um mecanismo privilegiado para estimular os alunos a conhecer e desenvolver formas expressivas de pensar, percecionar e compreender, a partir do movimento, utilizando o corpo como instrumento de aprendizagem. Neste sentido, a realização desta ação de formação pretende fornecer aos professores do 1.º Ciclo, instrumentos e estratégias de intervenção, procurando ultrapassar constrangimentos, sensibilizar e motivar os docentes para o ensino da Dança, reconhecendo todo o valor que esta atividade possui na formação e desenvolvimento global dos alunos, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
- Valorizar o ensino da dança reconhecendo as potencialidades que a Dança possui na aquisição de competências várias. - Adquirir e/ou atualizar conhecimentos didático - metodológicos para o ensino da Dança; - Explorar o movimento criativo e promover experiências em termos de interpretação e composição, desenvolvendo capacidades de análise e de apreciação.
Conteúdos
Parte I A importância da Dança em contexto escolar; A Dança como estratégia para novas aprendizagens; Conceitos básicos: Ação Motora e variantes; Frase de Movimento; Unidades Estruturais; Domínios/Eixos fundamentais. Parte II Jogos de movimento; Atividades de improvisação e exploração do movimento corporal com base num processo guiado; Interpretação e criação de pequenas composições coreográficas; Criação de momentos de análise dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos.
Metodologias
A ação desenvolve-se em sessões teórico e práticas, com utilização de materiais diversos e utilização de diferentes suportes musicais. As atividades propostas são realizadas individualmente e em grupo. Sugestões de intervenção com visualização de filmes e utilização de objetos diversos.
Avaliação
Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito e prático individual. (70%)
Bibliografia
Batalha, A. (2004). Metodologia do ensino da dança. Cruz quebrada: Faculdade de Motricidade Humana. Serviço de Edições.Balcells, M.;Foguet,O. (1992). Unidades Didacticas para a Primária I. INDE. Publicaciones, 1992.Arce, C.; Dácio, G.M. (2007). A Dança Criativa e o Potencial Criativo: Dançando, Criando e Desenvolvendo. Revista Eletrónica Aboré Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo.Verderi, E. (2009). Dança na escola. Uma proposta pedagógica. São Paulo: Phorte EitoraXarez,L.; Alves,M.;Antunes, S ,Cruz,I. A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim SPEF, nº5/6, Verão/Outono de 1992, pp.97-106
Observações
24 de janeiro (6ªf) - 17.30h - 21h (3,5h) 25 de janeiro (sábado) - 14h-20h (6h) 31 de janeiro (6ªf) - 17.30h - 21h (3,5h) 1 de fevereiro (sábado) - 14h - 20h (6h) 8 de fevereiro (sábado) - 14h-20h (6h)
Formador
Sandra Isabel Vieira Sanches Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-01-2025 (Sábado) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |