525

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS: DA MODELAÇÃO AO ALGORITMO turma T1

Apresentação

As operações com fração, constituem um subtópico com muita relevância no currículo de Matemática, contudo, estudos realizados na área demonstram a dificuldade que presentam para os alunos. Apontam, como principais razões, lacunas no conhecimento concetual dos professores e nas metodologias de ensino, que se baseiam na transmissão de procedimentos. Desta forma, os alunos não desenvolvem o seu sentido de operação, fundamental do currículo de Matemática. Uma Oficina de Formação, atendendo à sua dimensão e características, permite construir conhecimentos teóricos e práticos, de modo colaborativo, reflexivo e ativo, aliados a uma base teórica consistente, que visem dar resposta aos desafios que os professores enfrentam em sala de aula.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Partilhar experiências e dificuldades; - Ajudar os professores na sua prática letiva, aprofundando os seus conhecimentos para que se sintam mais capacitados científica e pedagogicamente; - Incentivar o uso de metodologias alternativas, com eficácia comprovada. Objetivos específicos da Oficina de Formação: - Reconhecer a importância da modelação no ensino-aprendizagem dos números racionais; - Mostrar as potencialidades de abordar diferentes significados para as operações; - Abordar um algoritmo alternativo para a divisão de frações, cuja compreensão concetual está ao alcance das capacidades dos alunos ao nível do ensino básico, ao contrário com o que acontece com o algoritmo tradicional “inverter e multiplicar”; - Construir materiais educativos diversos e aplicáveis em sala de aula.

Conteúdos

Esta Oficina de Formação irá envolver diversos conteúdos e atividades considerados fundamentais para um desenvolvimento profissional docente consistente no maior número de áreas/domínios em que o professor deve saber atuar. Assim, um aspeto importante da Oficina será a análise de produções de alunos e de professores (corretas e incorretas) e a sua discussão em grupo, no sentido de interpretar e discutir o raciocínio subjacente. Uma vez que o enfoque será a abordagem às operações com frações, e considerando a metodologia que irá permitir o desenvolvimento da sua compreensão concetual, os conteúdos específicos da Oficina referem-se a componentes do sentido de número racional e do sentido de operação. A saber: - Conceito de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações; - Diferentes significados das operações, nomeadamente da multiplicação (significado de relação multiplicativa e a sua relação com o significado operador) e da divisão (significado de medida através do algoritmo do denominador comum); - Raciocínio multiplicativo e raciocínio aditivo; - Conceitos associados à noção de unidade: (i) unitizing; (ii) partitioning; (iii) iterating; e (iv) disembedding; - Papel do denominador; - Representações: importância das representações na Matemática, representações usadas pelos alunos e representações usadas pelo professor. - Modelação: importância da modelação na Matemática em geral e na resolução de problemas, em particular (relação da modelação com a compreensão de conceitos abstratos, como a grandeza dos números, as relações entre eles e as operações. O seu papel na clarificação e organização da informação. - Resolução de problemas; - Posing problem: construção de enunciados de resolução de problemas para determinadas expressões ou para determinada modelação.

Avaliação

Para avalisar a Oficina de Formação, formandos deverão preencher um questionário, anónimo, incidindo nos tópicos: - Apreciação global do curso: estrutura, duração, relevância; - Sessões teóricas: duração, temáticas abordadas; - Sessões práticas: número de atividades, complexidade, duração e relevância; - Formador: competências didáticas, comunicativas, e relação entre formador e formando; - Formandos: conhecimentos adquiridos, relação estabelecida entre colegas.

Bibliografia

Barnett-Clarke, C., Fisher, W., Marks, R., & Ross, S. (2010). Developing essential understanding of rational numbers: Grades 3-5. NCTM.Johanning, D. (2017). A questioning framework for supporting fraction multiplication understanding. In E. Galindo, & J. Newton, (Eds.), Proceedings of the 39th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (188-194). Hoosier Association of Mathematics Teacher Educators.Llinares, S., & Sánchez, M. V. (1997). Fracciones: La relacion parte-todo. Sintesis.Pinto, H. (2011). O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais. [Tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. Repositório Aberto da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/4516Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). APM. http://hdl.handle.net/10451/3008

Observações

24/09/2024 18:30 01/10/2024 18:30 08/10/2024 18:30 15/10/2024 18:30 22/10/2024 18:30 29/10/2024 18:30 05/11/2024 18:30 12/11/2024 18:30 19/11/2024 18:30 26/11/2024 18:30 2h30/ sessão

Formador

Sofia Isabel Andrade Graça

Início: 24-09-2024
Fim: 26-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118530/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: presencial